Cidades

Deputados avaliam positivamente os primeiros 30 dias de Renilda

Participação de reunião conjunta das comissão de Saúde e Direitos Humanos da AL


A secretária de Estado da Saúde, Renilda Nascimento da Costa, visitou a Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 18, e – como parte de agenda institucional – reuniu com membros das comissões de Saúde e Direitos Humanos da Alap. Estiveram presentes os deputados Pedro da Lua, Jory Oeiras, Max da AABB, Jaci Amanajás e Maria Góes. Além disso, foram convidados representantes de sindicatos de servidores públicos.

A secretária relatou às visitas a Laranjal do Jari e Oiapoque onde, in loco, fez um levantamento para resolver questões pontuais, principalmente relacionadas ao setor administrativo e quadro clínico nos hospitais desses municípios.

Ela também destacou a finalização nesta sexta-feira, 18, do contrato para a compra de medicamentos e correlatos, priorizando as empresas que trabalham em pronta entrega. “Haverá, inclusive, uma força tarefa para entrega nos fins de semanas desses suprimentos nas unidades hospitalares”, informou.

Ainda, tratando sobre medicamentos, apresentou o plano estratégico elaborado por sua equipe, para que a rede continuamente esteja abastecida. “Estamos implantando um sistema idealizado pelo Prodap, que será entregue à Sesa. Com isso será possível o controle da rede de medicamentos em todo o estado”, afirmou.

Outros pontos abordados por Renilda Costa foram a reorganização do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), a retomada das obras nos hospitais, otimização das consultas, lançamentos de processos licitatórios e extinção dos contratos emergenciais, dívidas encontradas pela atual gestão e adequação do orçamento, implantação de plano de saúde para os servidores públicos e sobre o último concurso público feito apenas para médicos e enfermeiros, sem que houvesse planejamento quanto a contratação do quadro administrativo, igualmente necessário. E sobre os recursos que tem destinado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, para o tratamento e controle de doenças vetoriais, bem como aquelas sexualmente transmissíveis.

O deputado Pedro da Lua, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, se mostrou surpreso com tantas ações em apenas 30 dias e destacou a competência da atual gestão da Sesa, apesar de todas as dificuldades encontradas no setor, herança de quatro anos de abandono.

Jaci Amanajás, da Comissão de Saúde, disse que os deputados estão a disposição para contribuir, inclusive, discutindo o orçamento necessário para que o setor não enfrente em 2016 os mesmos problemas deste ano.


Deixe seu comentário


Publicidade