Cidades

Descoberta de nova espécie de orquídea é batizada com o nome de desembargadora do Amapá

A descoberta foi realizada em 2018, porém o reconhecimento só aconteceu recentemente devido a publicação do artigo na Revista Biota Amazônia


Na manhã desta sexta-feira (26), a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargadora Sueli Pini recebeu o botânico Patrick Cantuária, que descobriu uma nova espécie de orquídea no estado e a batizou com o nome Lepanthes Suelipini, em homenagem à magistrada. O botânico entregou à desembargadora uma ilustração da espécie, feita pela ilustradora botânica Marielen Negrão. Também estiveram presentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Kaká Barbosa (PR), o engenheiro floresta Pablo Cantuária e o assessor Antônio Aparecido Silva.

O biólogo e botânico do IEPA, Patrick Cantuária explica que a homenagem à desembargadora ocorreu devido à paixão da magistrada pela fauna e flora. “Quando é descoberta uma planta nova, fica a critério do pesquisador a nomeação, então decidi homenagear a magistrada por ser uma grande entusiasta, apaixonada pelas plantas”, disse.

A descoberta foi realizada em 2018, porém o reconhecimento só aconteceu recentemente devido a publicação do artigo na Revista Biota Amazônia. A espécie foi encontrada durante uma expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na região do município de Serra do Navio.

Homenageada, a desembargadora Sueli Pini destaca que a reverência é uma celebração à sua trajetória. “Nossa alegria por receber uma linda homenagem como esta é imensurável, que demonstra o respeito pela Justiça do Amapá”, afirmou.

A vice-presidente do TJAP evidenciou ainda o trabalho realizado pelos botânicos e biólogos do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA. “Devemos sempre registrar o valioso trabalho desenvolvido por esses profissionais, no caso específico do Patrick, um prata da casa muito competente que dedica sua vida aos estudos”.

Na próxima quinta-feira, 2 de junho, a desembargadora Sueli Pini visitará o Herbário do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, onde está depositado um exemplar da orquídea. “Além de conhecer a planta, será uma oportunidade de conhecer o espaço, e verificar de que forma poderemos contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelo instituto”, salientou.


Deixe seu comentário


Publicidade