Cidades
Dia do Artesão é marcado por grande ação social
Com 28 anos de profissão, mais da metade expondo na Casa do Artesão, Maria Marlizete Monteiro dos Reis, conhecida como Beth do Tururi, não conteve a emoção ao receber a Carteira Nacional do Artesão.
O documento foi entregue para ela e outros sessenta artesãos no sábado, 19, no Dia do Artesão, e fez parte das comemorações organizadas pelo Governo do Estado voltadas à categoria.
“Para muitos é uma simples carteira. Para nós, artesãos, tem uma importância enorme. É nossa identidade oficial como profissionais. Agradeço ao governo por proporcionar a emissão e entrega numa data tão especial para os artesãos”, disse.
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenação Estadual de Artesanato, montou uma programação especial de 17 a 20 de Março, em frente à Casa do Artesão. No sábado, 19, a população lotou o espaço e teve acesso gratuito a corte de cabelo, massagem relaxante, massoterapia e emissão de documentos como: carteira de identidade, SUS, Carteira de Trabalho, atendimento psicológico às mulheres e ainda pôde comprar produtos na Feira de Artesanato “Mãos do Amapá”.
Um dos parceiros da ação social foi o SIAC Superfácil da Zona Norte. A emissão de documentos atraiu crianças, jovens e adultos que aproveitam o momento para retirar pela primeira vez ou a segunda via do documento. “Consegui retirar a identidade de minha filha de cinco anos e já aproveitei e tirei minha segunda via do documento, que havia perdido”, comemorou Priscila Silva Cunha.
Outro serviço bastante procurado foi o corte de cabelo e a massoterapia. O atleta Alberto Monteiro da Silva não perdeu tempo e aproveitou para dar um trato no visual e relaxar, depois de uma caminhada. “Estava passando aqui em frente à Casa do Artesão, vi a movimentação e decidi parar para ter acesso aos serviços. Espero que este tipo de ação se repita com mais frequência”, comentou.
A Feira de Artesanato “Mãos do Amapá” chamou a atenção dos visitantes e deixou os artesãos bastante felizes. A artesã Dionete Amaral, que trabalha com a confecção de modelagem biscuit e outros objetos com o uso de pedras, elogiou o nível de organização e a presença do público. “É um espaço estratégico que atraiu os olhares de quem frequenta a praça Beira-Rio. Nos sentimos prestigiados com esta ação”, avaliou.
Dentro e fora da Casa do Artesão o movimento foi intenso. Muita gente aproveitou para comprar uma peça artesanal para dar de presente ou mesmo para usar em casa. O biomédico, Marlindo Campos, comprou um conjunto Toc Toc, peça em madeira usada para quebrar o caranguejo. “É primeira vez que visito este espaço e estou encantado com tanta coisa bonita e produzida com muita criatividade”, finalizou.
Após os parabéns, um bolo foi servido aos artesãos e seus familiares. A categoria também recebeu um cartão com uma mensagem referente à data. “Os artesãos são os verdadeiros responsáveis por manter a Casa do Artesão em funcionamento. E nada mais justo do que oferecer este momento para eles”, acrescentou Marciane Santo, secretária de Trabalho e Empreendedorismo.
A deputada estadual, Luciane Gurgel (PMB) participou das comemorações e fez questão de cumprimentar um por um dos artesãos presentes. “Nosso artesanato é tão lindo, feito com muito amor e produzido com uso de matéria-prima extraída da natureza e a reutilização de outros objetos. Estão de parabéns todos os artesãos amapaenses”, pontuou a parlamentar.
Dia Estadual do Artesão
A data foi instituída no Estado do Amapá através de projeto de Lei 44/15 de autoria da deputada estadual Marília Góes (PDT). Na data, 19 de Março, comemora-se o Dia Mundial do Artesão e Dia de São José, padroeiro do Estado, que segundo a tradição cristã, trabalhava como marceneiro.
Deixe seu comentário
Publicidade