Diagro imuniza 90,15% do rebanho em campanha contra a aftosa
Segundo o diretor-presidente da Diagro, Otacílio Barbosa, é a primeira vez que o Estado atinge este percentual em todas as campanhas já realizadas. Em 2014, foram imunizados apenas 78% do rebanho.
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) divulgou o resultado final da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em 2015, no Amapá. Segundo o relatório, dos 326.949 animais (bovinos e bubalinos) que compõem o rebanho local, 294.751 foram imunizados. O número corresponde a 90,15% do rebanho existente.
Segundo o diretor-presidente da Diagro, Otacílio Barbosa, é a primeira vez que o Estado atinge este percentual em todas as campanhas já realizadas. Em 2014, foram imunizados apenas 78% do rebanho.
O gestor atribui o resultado ao planejamento estratégico que a agência preparou como a criação de postos de atendimento no interior para a comercialização da vacina e o trabalho de divulgação.
“A maior dificuldade era levar a vacina para as áreas mais distantes porque muitos pecuaristas destas regiões acabavam não imunizando seu rebanho porque o único lugar de venda da vacina era na capital e essa viagem muitas vezes era inviável”, explicou.
Dos 16 municípios, Itaubal do Piririm foi o único que teve 100% do rebanho vacinado, seguido de Cutias com 99%. O que teve o menor índice foi Porto Grande. A próxima etapa é trabalhar no percentual de animais não imunizados através da identificação dos proprietários.
“Vamos em busca desses pecuaristas para que estes possam se regularizar”, adiantou o diretor presidente da Diagro.
O número atende às expectativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta como ponto positivo na auditoria do ministério para que o Amapá possa mudar o status de classificação de alto risco da Aftosa para médio risco, e depois livre da Aftosa. A classificação é um dos passos para que o Estado possa exportar carne e animais, otimizando as atividades econômicas.
Paralelamente a essas ações, a Diagro está trabalhando no cadastramento dos produtores e no georeferenciamento das 3.362 propriedades cadastras na agência.
Deixe seu comentário
Publicidade