Cidades

Diagro inicia mapeamento de estabelecimentos produtores de ovo

Controle de qualidade



 

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) está fazendo um levantamento dos estabelecimentos produtores de ovos. Até esta semana, quatro propriedades foram identificadas. O trabalho começou em maio e faz parte do processo de regularização da produção de ovos no Estado.

O processo inicia com a visita de técnicos da agência aos estabelecimentos produtores para realizar o cadastro. Após essa etapa, o produtor deve procurar a agência para se regularizar. O objetivo é orientar o produtor quanto à produção dentro dos padrões de qualidade para comercialização e emitir o registro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), obrigatório para a venda do produto.

“Precisamos saber as condições higiênico-sanitárias e o local de manipulação desses ovos, pois existe um processo adequado para a lavagem, classificação, embalagem e análise (ovoscopia) “, explicou a fiscal agropecuária, Nanivalci Benincasa.

As quatro propriedades identificadas estão localizadas em Macapá. Juntas produzem diariamente 1.736 dúzias do produto, chegando a uma média de 600 mil ovos por mês em todo o Estado, porém a quantidade não é suficiente para abastecer todo o mercado.

O levantamento continuará em todo o Estado, depois iniciará a fase de fiscalização. Caso o produtor não atenda às exigências da Diagro, será autuado podendo ter o seu estabelecimento interditado, o produto apreendido, além de pagar multa no valor de até R$ 34 mil. “A partir das notificações desses produtores, a Diaro fiscalizará, mensalmente, essas granjas para garantir que os ovos produzidos estão próprios para consumo”, afirmou o coordenador de Inspeção de Produtos Agropecuários, David Enrique Lages.

A Diagro não possuía dados relacionados à produção de ovos no Amapá. Por esse motivo, está iniciando a regularização da atividade, que pode se tornar uma alternativa econômica para o Amapá, pois uma grande parte do produto consumido é importado de outros Estados.


Deixe seu comentário


Publicidade