Duas escolas reconstruídas são entregues em Laranjal do Jari
As inaugurações, com a presença do governador Clécio Luís, acontecem na segunda-feira, 5
Tendo a educação como uma das prioridades da gestão, o governador Clécio Luís realiza na segunda-feira, 5, a entrega de duas escolas públicas estaduais totalmente reconstruídas no município de Laranjal do Jari, beneficiando o ensino no Sul do Amapá.
As inaugurações marcam o reinício do ano letivo 2024, com as aulas do segundo semestre da rede pública estadual. Estas serão as 10ª e 11ª unidades de ensino entregues pela gestão em um ano e sete meses. Outras 30 seguem em obras em todo o estado.
Escola Maria de Nazaré Rodrigues
A Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, localizada no bairro Agreste, foi completamente reconstruída pelo Governo do Estado, em quase dois anos de obra. Enquanto isso, os alunos da instituição estudavam em um prédio alugado. A nova infraestrutura vai poder atender mais de 1,4 mil estudantes.
“O município de Laranjal do Jari está recebendo uma escola modelo para todo o estado, e isso é fruto do compromisso do Governo do Amapá com a educação”, declarou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
A principal novidade da unidade educacional é que os estudantes agora passam a ter uma quadra poliesportiva, que era uma demanda antiga da comunidade, assim como a reestruturação das redes elétricas e hidráulicas, do teto e do forro e a ampliação de salas de aula.
O novo prédio tem 5 blocos, que incluem 14 salas de aula; salas de leitura, de informática, de TV e de atendimento especializado (AEE); área administrativa; refeitório e uma sala que pode funcionar como um pequeno auditório, com 130 cadeiras.
A reconstrução foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), com investimento de R$ 6,7 milhões em recursos do Tesouro Estadual.
Escola Padaria
Localizada em uma comunidade de mesmo nome a 23 quilômetros da sede do município, a Escola Estadual Padaria é um prédio de construção mista (madeira e alvenaria) reformado pelo Governo do Amapá com R$ 425 mil, oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A unidade de ensino é de gestão compartilhada, com cerca de 30 alunos da rede estadual (6º ao 9º ano do ensino fundamental da modalidade de ensino modular) e da rede municipal (que utilizam a estrutura física da escola). A escola foi construída há mais de 30 anos na comunidade onde atualmente residem 60 famílias.
A escola, que oferecia riscos aos estudantes, foi reformada para corrigir falhas estruturais, com intervenções totais. O prédio possui 4 salas de aula; 2 salas administrativas; cozinha; área de serviço; depósito; banheiros; e dormitórios para servidores.
Deixe seu comentário
Publicidade