Eduardo Monteiro e Ivna Amanajás são eleitos para representar Amapá no CFM
Os dois assumirão cargos em 1 de outubro para o quinquênio 2024-2029
Douglas Lima
Editor
Com eleição ocorrida nos dias 6 e 7 de agosto, os médicos Eduardo Monteiro e Ivna Amanajás foram eleitos, respectivamente, membro efetivo e suplente do Conselho Federal de Medicina (CFM), como representantes do Amapá.
Para concorrer, foram apresentadas três chapas: União e Trabalho (titular Maria Teresa Renó e suplente Marco Tulio; Ética e Compromisso com a Medicina (titular Eduardo Monteiro e suplente Ivna Amanajás; e Juntos pela Renovação (titular Alceu Karipuna e suplente Braulio França dos Santos.
Os médicos Eduardo Monteiro e Ivna Amanajás, que tomarão posse dia 1 de outubro, em Brasília, onde fica a sede do CFM, comporão o Conselho no quinquênio 2024-2029.
Antes do pleito o Amapá tinha 1085 médicos aptos a votar; 789 votaram. A chapa Ética e Compromisso com a Medicina foi eleita com 323 votos ; União e Trabalho obteve 294 votos e a Juntos pela Renovação, 172.
Ao tomar posse formalmente no cargo, os conselheiros assumumirão uma série de obrigações legais e institucionais. O Conselho Federal, assim como os conselhos regionais de medicina !!(CRMs) são os órgãos supervisores da ética profissional em toda o Brasil e, ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente
O futuro conselheiro efetivo do CFM, Eduardo Monteiro, é o atual presidente do CRM-AP. Ele se formou em Medicina pela Universidade Federal do Pará, em 1975. Fez residência médica em cardiologia no Hospital Beneficência Portuguesa (SP) e no Instituto Dante Pazzanese.
Doutor Eduardo também foi médico assistente do cardiologista Adib Jatene (1980 – 1981); preceptor de cardiologia voluntário da Unifap (Iesc) e Câmara técnica de cardiologia do CFM. Esteve à frente da Secretaria de Saúde de Macapá, de janeiro de 2009 a outubro de 2011. Ocupou o cargo de diretor do Hospital de Emergência, de 2016 a 2017, onde segue trabalhando como cardiologista.
Além de presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) para os quinquênios (2018 – 2023) e (2023 – 2028) é preceptor de cardiologia voluntário da Unifap (Iesc) e é membro da Câmara Técnica de Cardiologia do CFM.
A conselheiro suplente eleita, Ivna Deise da Silva Amanajás, graduou-se na Universidade do Grande Rio Prof. José Souza Herdy. É médica intensivista e diretora técnica da UTI do Hospital São Camilo e preceptora do módulo de urgência e emergência do Curso de Medicina da Unifap.
Os médicos que não conseguirem votar nas Eleições CFM 2024 precisam justificar o voto e evitar multa eleitoral. O processo deve ser feito até o dia 15 de outubro para justificar a ausência ou apresentar as razões do impedimento. Basta acessar eleicoescfm.org.br e seguir as instruções do site.
Deixe seu comentário
Publicidade