Em Macapá, escolas podem atrasar início das aulas na rede esta
Problemas de estrutura e falta de merenda
A Escola Estadual Rivanda de Nazaré, localizada no bairro Novo Horizonte, Zona Norte de Macapá, está sem previsão para iniciar o calendário escolar referente ao ano de 2015. Apesar de a Secretaria de Estado de Educação (Seed) ter marcado o retorno na rede estadual para o dia 2 de março, a direção afirma que fatores como falta de recurso, merenda e manutenção escolar poderão acarretar em atraso nas atividades.
Segundo o professor Ezequias Leão, que faz parte do conselho escolar da Rivanda de Nazaré, desde o início do ano, o colégio não recebeu o recurso para a compra de materiais para merenda, limpeza e reparação de aparelhos que apresentaram defeitos, como centrais de ar-condicionado e bebedouros.
“Nossa escola ainda não está em condições para iniciar as aulas, pois estamos com problemas financeiros e estruturais. Não recebemos desde o ano passado e trabalhamos no limite para a compra de alimentos e material de manutenção. Por isso, não sabemos quando podemos começar o ano letivo e essa é nossa grande preocupação”, explica o professor.
Na escola Jesus de Nazaré, localizada no bairro homônimo na Zona Central da cidade, parte do prédio está com a estrutura fragilizada devido a fortes ventanias que atingiram o local em 2014. A estrutura foi interditada pela Defesa Civil do Amapá. Segundo a Secretaria de Educação, as turmas foram remanejadas para a Escola Estadual Deusolina Sales Farias, no bairro Pacoval, na Zona Norte. Ainda não há previsão do início das aulas na instituição.
De acordo com a Seed, o problema da falta de merenda e manutenção atinge outras escolas em Macapá e Santana. Em janeiro, a secretaria informou que iniciou um cronograma de reparos nos colégios, em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
Segundo o professor Marco Aurelio, coordenador de Políticas Educacionais da Seed, a reunião definirá os recursos que serão destinados para as escolas que apresentam problemas para o início do ano letivo. Ele completa que as ações deverão ocorrer até o dia 2 de março, para garantir o retorno das aulas.
“Vamos formatar esse início das aulas. A questão da merenda será o assunto principal. Se atrasar em algumas escolas, é por essa situação. Por isso é necessário verificar o orçamento, pois ocorreu bloqueio nas contas do caixas escolares. Essa situação será verificada com o Ministério do Trabalho. Outra saída será utilizar um caixa escolar que não tem bloqueio para distribuir o dinheiro para escolas comprarem material de merenda”, completa.
O professor completa que ainda há mais de 900 vagas na rede estadual para a educação básica e fundamental. Já para o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo ele, todas as escolas disponibilizam quase cem vagas, especialmente para o primeiro ano, cuja demanda é maior.
Rede Municipal
Ao menos 35 mil alunos, na maioria crianças, voltaram às aulas na segunda-feira, 23, na rede municipal de ensino em Macapá. Das 80 escolas da rede na capital e no interior, em apenas cinco instituições o início do ano letivo foi adiado por questões de reforma, calendário letivo e readequação. As escolas do município atendem alunos da 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental e da EJA.
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