Em Macapá, Semana de Aleitamento inicia com atividades lúdicas
Prefeitura realiza ações voltadas para a saúde da mulher e da criança
Durante a Semana de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Macapá está promovendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atividades voltadas para a saúde da mulher e da criança, como coleta de PCCU, teste rápido de HIV/Sífilis, atendimento médico, teste do olhinho, vacina, suplementação de vitamina A, dia de beleza às mães, palestras sobre aleitamento materno no pré-natal e sobre crescimento e desenvolvimento, desfile de bebês exclusivamente amamentados, orientações sobre os cuidados do bebê e manejo da amamentação.
Na abertura da programação, realizada na UBS Dr. Rubim Aronovitch, além dos serviços de saúde, as mães assistiram a apresentação feita pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 005), que de forma lúdica abordaram sobre a importância e os mitos em torno da amamentação. Os grupos Maternar e Bailar realizaram dança com sling e despertaram a curiosidade de diversas mães como a auxiliar de cozinha Iranete Gomes: “É importante conhecer novas formas de interagir com nossas crianças. Eu não conhecia essa modalidade de dança com bebês e me interessei em participar”.
A dona de casa Vânia Silva ainda amamenta o filho Antony, de 1 ano e 11 meses, e disse que não tem a intenção de desmamá-lo tão cedo. “Quero que ele mame até o momento que quiser. A amamentação é muito importante, previne várias doenças. Prova disso é que a coisa mais difícil é adoecer e tenho certeza que a amamentação contribui para isso”.
As crianças maiores também tiveram uma programação com contação de histórias e atividades de pintura realizadas pela equipe do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). As participantes também fizeram cadastro do Bolsa Família, emissão de cartão do SUS, corte de cabelo, limpeza de pele, além de receberem doação de mudas e entrega de brindes.
As atividades da Semana de Aleitamento Materno se estendem até sexta-feira, 7, com gincanas, caminhadas e serviços de saúde. De acordo com a coordenadora municipal da Saúde da Criança, Raphaela Chaves, é importante que as mães participem e entendam a importância e os benefícios que o aleitamento traz para a mãe e o bebê: “As atividades têm o intuito de estimular a manutenção do aleitamento materno após o período de licença maternidade, que é fundamental para diminuir os indicadores de mortalidade infantil”.
Deixe seu comentário
Publicidade