Cidades

Embarcações que participarão da Romaria Fluvial do Círio 2016 devem passar por vistoria até o dia 06 de outubro

Romaria Fluvial vai ocorrer no dia 08 de outubro com saída marcada para as 07h da manhã da frente do Igarapé da Fortaleza


Como forma de garantir a segurança das pessoas que irão participar da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré 2016, a Capitania dos Portos informou à coordenação da festa as regras de segurança de navegação. O evento vai ocorrer no dia 08 de outubro com saída marcada para as 07h da manhã da frente do Igarapé da Fortaleza.

Todos os fiéis que possuem embarcações e queiram participar da Romaria deverão se inscrever na Capitania dos Portos do Amapá, até o dia 06 de outubro. O proprietário deverá comparecer à sede da Capitania, na Avenida Cláudio Lúcio Monteiro, nº 2000, Vila Daniel, Santana, no horário das 9h às 17h, munido da Cópia do Documento de Propriedade da Embarcação, e documentos da sua tripulação/conduto.

Ressalta-se que as embarcações de Esporte e Recreio do tipo moto aquáticas (jet ski) também deverão fazer a inscrição. A mesma só será validada após vistoria referente à documentação e aos itens obrigatórios de segurança. O proprietário receberá um passe de autorização que deverá ser afixado em local visível da embarcação.

Dentre as regras de navegação exigidas pela Capitania é orientado às embarcações que estiverem acompanhando a Romaria não adentrar a área de isolamento (área de segurança) feito pela Capitania dos Portos do Amapá em torno da embarcação que transportará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Será proibido o transporte de crianças menores de 12 anos em balsas. As balsas que possuem rampas de acesso deverão estar com as mesmas totalmente levantadas; as embarcações deverão possuir coletes salva-vidas em número suficiente para todos os tripulantes e passageiros, com uma sobra de no mínimo 10%. O uso do colete será de uso obrigatório em embarcações do tipo lanchas, botes e moto-aquáticas. Além disso, os tripulantes devem ser habilitados a conduzir a embarcação.

A área que compreende o trecho da procissão estará interditado e será proibida a permanência e/ou navegação de qualquer embarcação que não esteja inscrita na Capitania para participar da Romaria. Durante a procissão dois militares da Marinha do Brasil estarão na embarcação que transportará a imagem e acompanharão as manobras realizadas pela embarcação.

Caso qualquer uma das regras estabelecidas não seja cumprida por quaisquer embarcações, as mesmas serão notificadas e responsabilizadas de acordo com a Lei nº 9.537/97.

 Romaria Fluvial
Por volta das 6h do sábado, a imagem peregrina sai da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e é levada até o Porto do Grego, também em Santana, onde é colocada na balsa. A embarcação juntamente com os fiéis que queiram participar da Romaria, seguirão até a entrada do Igarapé da Fortaleza, onde terá início a procissão fluvial. O percurso segue pelo Rio Amazonas, Ilha de Santana, comunidades Elesbão, Cachoeirinha até o Porto da Balsa do Rio Matapí. De lá a imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue em romaria, acompanhada pelos motociclistas até a Catedral de São José, em Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade