Cidades

Emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional é ampliada para todos os públicos

Novo documento de identificação é emitido por agendamento e passa por validação de órgãos federais


 

O Governo do Amapá ampliou a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para todos os públicos nesta terça-feira, 17. Os atendimentos são realizados por meio de agendamento online, portal de serviços “AP Digital”, com datas disponíveis a partir de outubro.

 

A emissão do novo modelo de Carteira de Identidade ocorre de forma escalonada nas unidades da Polícia Cientifica do Amapá e do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil). Na primeira fase, apenas casos de 1ª via e situações emergenciais eram emitidos. Todo o processo passa por validação de órgãos federais.

 

 

“A partir desse momento também expandimos os atendimentos para mais duas unidades do Super Fácil, no Beirol e Unidade Zona Sul, em Macapá. É válido reforçar ao cidadão a importância de se atentar as orientações quanto as condições de seus documentos, é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou casamento. Porém, se a certidão não estiver em boas condições físicas ou estiver plastificada, o cidadão deve ir até um cartório e fazer uma cópia autenticada para garantir o seu atendimento”, pontuou a diretora-geral do Sistema Super Fácil, Renata Apostolo.

 

Saiba como agendar

O agendamento para atendimento presencial no período de 1º a 11 de outubro estão abertos a partir desta terça-feira, 17. Já para o período de 14 a 31, as marcações serão abertas em 2 de outubro. Os cidadãos podem acessar o Portal de Serviços do Governo do Amapá “AP Digital”, com a senha utilizada no GOV.BR.

 

 

Basta selecionar a data, horário e a unidade Super Fácil ou da Polícia Científica que deseja ser atendido. Em caso de prioridade excepcional, o cidadão deverá anexar o comprovante para validar o agendamento.

 

O cidadão deve apresentar, obrigatoriamente, o comprovante de residência e certidão de nascimento ou de casamento. Em caso de divórcio ou de viuvez, deve-se apresentar a certidão averbada em cartório. Em todos os casos só são aceitas certidões originais ou cópias autenticadas em cartório, não sendo aceitos documentos plastificados.

 

Diferente do antigo RG, não é mais necessário apresentar uma foto 3×4. A foto é tirada no momento do atendimento e a pessoa não deve utilizar roupa na cor branca, por isso, deve-se ter atenção redobrada ao traje durante o atendimento.

 

Veja algumas dicas sobre como se apresentar no dia do atendimento:

  • Não usar roupa cor branca
  • Usar roupa com mangas
  • Não usar camisa de time ou muito colorida e estampada
  • Não usar roupa decotada ou “tomara-que-caia”
  • Não usar boné

 

Mais moderna e segura

A nova Carteira de Identidade Nacional unifica o documento por meio do número do CPF do cidadão, e têm vários níveis de segurança, concentrando as demais informações da pessoa no mesmo documento, como CNH, carteira de reservista ou militar, título de eleitor, cartão do SUS, carteira de trabalho, PIS/Pasep e tipo sanguíneo.

 

A nova CIN recebe a validação de vários órgãos de segurança, evitando fraudes e falsificações, dentre eles da Polícia Científica, Receita Federal, Polícia Federal e da Secretaria de Segurança Nacional.

 


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