Empossados novos conselheiros de entidades culturais do Amapá
Ao todo, foram efetivados 20 titulares e quatro suplentes do poder público e sociedade civil
Nesta sexta-feira, 5, o Governo do Amapá realizou a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Política Cultural. Ao todo, foram efetivados 20 titulares e quatro suplentes do poder público e sociedade civil para compor o colegiado e atuar no período de 2024 a 2026.
O conselho tem o papel de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas públicas do segmento, além de propor, a partir das orientações aprovadas em audiências públicas, as diretrizes gerais dos planos de cultura.
Eleita como titular da sociedade civil na categoria de artesanato, Maria Gemaque possui contato com a área desde criança, por meio de sua avó que era bordadeira e repassou os ensinamentos ao longo das gerações.
“É um sentimento de gratidão, pois queremos que o artesanato ocupe o seu lugar dentro do território amapaense e cada artesão se reconheça como um fazedor de cultura. A nossa busca é constante, perseguimos a democratização do segmento porque está presente em todo o estado e nas esferas sociais”, destacou Maria.
A bailarina Anete Peixoto, reeleita para o seu segundo mandato para dirigir a esfera da dança, é artista há 25 anos. Atualmente, ela trabalha como professora, dando aulas para crianças e introduzindo a arte clássica na vida dos alunos.
“A dança vive e atua na sociedade como um papel muito importante na educação, promovendo também melhores caminhos sociais e saúde. Ela foi uma das primeiras manifestações artísticas registradas no histórico da humanidade, e neste mandato, buscaremos dar assistência aos grupos fora de Macapá, fazendo com eles também sejam valorizados”, ressaltou Anete.
Após a cerimônia, ocorreu a reunião para realizar a eleição da Mesa Diretora, que será responsável pela coordenação dos trabalhos. O colegiado elegeu, para o mandato de 2024 a 2027, Cirley Oliveira Picanço como presidente e Maria Pinho Gemaque como vice-presidente.
Conselho Estadual de Política Cultural
O Conselho é um órgão colegiado de deliberação, normatização, orientação e fiscalização das atividades culturais do Estado do Amapá, e compõe a estrutura organizacional do Poder Executivo, sendo vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Nosso primeiro ato foi devolver a eleição para a sociedade civil, que fez um brilhante trabalho elegendo pessoas representativas e que vão lutar por cada segmento. Com a ação, buscamos ouvir, dialogar e trazer os anseios, mas também as novas e constantes vitórias que estamos tendo. A nossa bandeira não é partidária, mas da cultura, do nosso trabalho e conceito”, afirmou a secretária de Estado da Cultura em exercício, Marina Beckman.
Deixe seu comentário
Publicidade