Cidades

Empreendedorismo: Projeto estimula bolsistas do Amapá Jovem a criarem os próprios negócios

Até quinta-feira, 18, ação vai alcançar cerca de 1,5 mil jovens de Macapá, Santana e Mazagão.


Cerca de 500 bolsistas do Programa Amapá Jovem receberam, nesta terça-feira, 16, orientações sobre como abrir seu próprio negócio e validá-lo no mercado.

Para colocar em prática as propostas ensinadas, os jovens se dividiram em 10 grupos – cada um deles elaborou uma empresa fícticia. A equipe da bolsista Elizandra Castro, de 27 anos, criou a empresa “As Patroas”, com o intuito de ensinar as donas de casa sobre técnicas e formas de empreendedorismo.

“Nossa ideia é incentivar as mulheres a buscarem sua independência financeira de forma simples e prática, com cursos de artesanato, entre outros”, explicou Elizandra.

A bolsista já é empreendedora, pois possui uma loja online de arranjos para cabelo. Ela começou fazendo laços para suas sobrinhas e, como as pessoas começaram a elogiar seu trabalho, logo resolveu fazer seu primeiro investimento.

“As fitas têm um preço muito acessível. Comecei comprando um metro para fazer os primeiros lacinhos e divulguei nas redes sociais. Agora, possuo uma página no Instagram chamada JK laços e, com as técnicas que aprendi hoje, pretendo potencializar a divulgação de meus produtos”, enfatizou a jovem.

A facilitadora do Sebrae, Renilce França, frisou que a metodologia da oficina foi organizada conforme a realidade do mercado, que é muito competitivo. Por isso, as três melhores ideias serão premiadas como forma de incentivar ainda mais o comprometimento do jovem com sua empresa.

“Percebemos a dimensão do Amapá Jovem quando conseguimos alcançar jovens que não têm oportunidade de pagar por esses cursos. Por meio desta ação conjunta, ele consegue ter uma visão ilimitada sobre o universo do empreendedorismo”, afirmou Renilce.

De acordo com a coordenadora do Programa Amapá Jovem em Macapá, Juliane Pimentel, além dessas parcerias, dentro dos polos sempre acontecem oficinas como de artesanato e entre outros que incentivam à prática do empreendedorismo.

“Queremos que eles aprendam cada vez mais sobre esse universo, por isso o empreendedorismo é um dos nossos principais eixos, pois queremos que o nosso bolsista possa desenvolver cada vez mais sua liderança”,  disse Juliane.

Ao final da oficina, haverá a premiação simbólica das três melhores ideias de empreendedorismo, além da entrega de certificados para todos os bolsistas participantes. A qualificação faz parte do projeto Conect Jovem Day, do Sebrae. A programação encerra na quinta-feira, 18, com oficinas em Santana e Mazagão, alcançando o total de 1.500 bolsistas.


Deixe seu comentário


Publicidade