Cidades

Empresa exportará produto certificado com o Selo Amapá para os Estados Unidos

A Engenho Café de Açaí é uma startup inovadora que encontrou nas políticas públicas governamentais oportunidades para seu crescimento e expansão


 

Incentivada pelo Governo do Estado com a certificação do Selo Amapá, a empresa Engenho Café de Açaí deu um grande passo rumo à internacionalização, com um acordo comercial para exportar 2,5 toneladas de seu produto para uma empresa dos Estados Unidos.

 

 

A negociação trabalhada por meses, iniciou com a participação na exposição Plant Based, em Nova Iorque, foi finalmente concretizada na sexta-feira, 9, para alavancar a economia amapaense com circulação de renda, geração de empregos e oportunidades de mercado.

 

Segundo a fundadora da empresa, Valda Gonçalves, a certificação do Selo Amapá foi quem abriu portas para que a empresa pudesse participar de importantes exposições fora do estado e também do Brasil. O início das exportações está previsto para setembro, com expectativa de que o sucesso da iniciativa abra portas para outros empreendedores da região.

 

 

“Nós estamos muito felizes por essa conquista que tem 100% a participação do Governo do Amapá com toda a acolhida que nos deram. Com o Selo Amapá fomos participando de todos os programas até sermos agraciados com a emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, que com a equipe do governo nos levou às exposições muito importantes como a dos Estados Unidos onde atraímos interesse de investidores e hoje, assinamos esse contrato”, comemorou Valda.

 

A empresa nasceu na pandemia e nos anos seguintes foi se fortalecendo com capacitações do Sebrae e posteriormente, com participação em políticas públicas do Governo do Estado. Além da certificação do Selo Amapá, a Engenho Café de Açaí foi beneficiada pelo Centelha AP e o programa Minha Primeira Empresa que garantiu o financiamento para a compra de equipamentos e expansão do negócio.

 

 

“Estamos felizes com a exportação da Engenho Café, isso comprova a efetividade das nossas políticas públicas de fomento na economia local. Nós agradecemos por levarem ao restante do mundo o que nós estamos produzindo aqui com as raízes do Amapá, transformando as raízes da Amazônia em riqueza”, destacou o diretor-presidente em exercício da Agência Amapá, Egídio Pacheco.

 

Selo Amapá

O certificado emitido pelo Governo do Estado assegura o uso de matéria-prima amapaense e garante que a produção respeita o controle de qualidade e as leis ambientais e trabalhistas. Mais de 215 empresas já fabricam itens certificados com o Selo Amapá, com produtos como farinha e goma de tapioca, chips de macaxeira, mel, sorvete, picolé, polpas de açaí, pimenta e temperos para carne.

 

Se é do Amapá, é muito bom!

Lançada em maio, a campanha “Se é do Amapá, é muito bom” incentiva a comercialização de produtos feitos com matéria-prima local. Em julho, com menos de dois meses, a iniciativa garantiu um aumento de 40% das vendas nos estabelecimentos comerciais participantes. A ação está disponibilizando mais de 1 milhão de cupons para o sorteio de 300 vales-compras, cada um no valor de R$ 1 mil.

 


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