Cidades

Empresário da construção explica aumento de preço dos materiais

Walter Monte, que também é membro da Fecomércio, atenta que pandemia e frete internacional ainda pesam sobre valores do setor


 

Douglas Lima

Editor

 

O empresário do ramo da construção civil, Walter Monte, que também é membro da Fecomércio, falou no programa Togas & Becas (Diário FM 90,9) na manhã deste sábado, 17, quando, entre outras coisas, falou sobre o aumento dos preços de materiais de construção, sobretudo nos últimos quatro anos.

 

Acerca dos preços, Walter informou que durante o período de isolamento na pandemia da covid-19, foi comum a necessidade de realizar melhorias em residências, seja para maior higiene ou para adaptação do espaço para o trabalho remoto.

 

“Isso aumentou o consumo, houve uma grande procura de materiais; o frete de um contêiner da China para o Brasil era de 600 dólares, na época foi para 17 mil dólares”, atentou o empresário.

 

Falando sobre a ideia de “isolamento” do estado do Amapá, Walter falou que a Área de Livre Comércio oferece incentivos fiscais para o estado, mantendo a força comercial no território. “No passado, realmente íamos para o Pará para comprar coisas baratas, mas desde 1992 isso acabou, estamos extremamente competitivos com outros estados”, disse.

 

Ainda sobre a Área de Livre Comércio, o empresário listou a redução de juros na Nova Política Tributária e os incentivos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Se a gente encerrar vai sofrer muito, as empresas ficam sem competitividade, mas acho que tá garantida a permanência da Área de Livre Comércio do Amapá”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade