Empresas disputavam licitações sem requisitos, diz gerente da
Em depoimento à Justiça Federal do Paraná, o gerente de Segurança Empresarial da Petrobras
Em depoimento à Justiça Federal do Paraná, o gerente de Segurança Empresarial da Petrobras, Pedro Aramis de Lima Arruda, afirmou que, “em muitos casos”, empreiteiras participavam de licitações da estatal sem cumprir todos os requisitos dos projetos.
Apesar da afirmação, Arruda não explicitou em quais licitações houve a participação de empresas sem requisitos nem quais seriam as empreiteiras.
Segundo o gerente, houve indicativos de que o pedido para a inclusão destas empresas nas concorrências eram feitos pelos ex-diretores da estatal Paulo Roberto Costa e Renato Duque, além do ex-gerente de Serviços Pedro Barusco.
Arruda citou ainda que as indicações também eram feitas pelos ex-gerentes da estatal Eider de Moura Carvalho e Jansen Pereira, que foi gerente-executivo do Comperj.
“Não tenho como exemplificar, mas sei que isso acontecia. Em muitos casos, as empresas solicitavam a um gerente executivo ou diretor para participar de uma determinada licitação. Algumas vezes essas empresas não atendiam a todos os requisitos do projeto”, afirmou.
Questionado sobre se Paulo Roberto Costa exercia uma gestão “centralizadora” na Diretoria de Abastecimento, Arruda afirmou que “havia um controle muito grande da parte dele em todos os processos licitatórios.”
Arruda, que coordenou os trabalhos da comissão de apuração das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), também disse em seu depoimento à Justiça que encontrou indícios de sobrepreço na construção do complexo.
“O único indício de sobrepreço foi quando nós identificamos uma elevação do valor da estimativa e, posteriormente, uma contratação na margem superior da faixa de aceitabilidade. Foi um indício, a comissão não teria como estimar isso, porque ela não tem recursos técnicos e tempo suficiente para fazer essa avaliação. Normalmente nenhuma comissão faz isso”, explicou o gerente.
““Não podemos afirmar taxativamente que havia direcionamento [de preços], mas com os elementos que nós tínhamos, entendemos que havia fortes indícios de direcionamento”.
Deixe seu comentário
Publicidade