Cidades

ENAM 2024.2: um total de 72,2% dos inscritos comparece para realizar a prova no Amapá

Exame Nacional da Magistratura teve como palco a Escola Estadual Tiradentes, em Macapá


 

Dos 176 inscritos no estado do Amapá, um total de 128 candidatos compareceu e fez a prova da 2ª Edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM 2024.2) – 48 faltaram. A avaliação, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi realizada simultaneamente em todo o país no último domingo (20), das 13h às 18h (exceto candidatos com deficiências, que podiam concluir a prova até 19h), horário de Brasília. No Amapá, a ENAM teve como palco a Escola Estadual Tiradentes, em Macapá (AP).

 

A iniciativa visa democratizar o acesso à carreira da magistratura e promover uma seleção que valoriza não apenas o conhecimento jurídico, mas também a capacidade de enfrentar complexidades sociais.

 

Todo o andamento da prova foi feito com inspeção de comitiva de magistrados do Tribunal de Justiça do Amapá, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8). Pelo TJAP, participaram o desembargador-presidente Adão Carvalho, a juíza auxiliar da Presidência, Marina Lustosa, e o secretário-geral Veridiano Colares.

 

De acordo com o cronograma oficial do ENAM 2024.2, publicado no site da FGV, o gabarito preliminar da prova objetiva será disponibilizado no dia 22/10 (terça-feira), e os recursos contra o gabarito preliminar e/ou contra a aplicação da prova podem ser feitos de 23 a 24/10 (das 16h do primeiro dia às 16h do último dia – horário oficial de Brasília/DF).

 

O gabarito definitivo e a Relação Nominal do Resultado Preliminar da Prova Objetiva serão divulgados em 19/11/2024, com novo prazo para recursos entre os dias 21 a 22/11 (das 16h do primeiro dia às 16h do último dia – horário oficial de Brasília/DF).

 

A publicação da Relação Nominal com o Resultado Definitivo da prova está prevista para o dia 12/12 e a Homologação do resultado final do ENAM 2024.2 e a disponibilização da Certificação de Habilitação pela Enfam, estão programadas para a partir de 17/12/2024.

 

O exame, instituído pela Resolução nº 531 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é eliminatório e exige que os candidatos acertem, no mínimo, 70% das questões para aprovação. Enquanto para candidatos autodeclarados negros, indígenas ou pessoas com deficiência, o percentual exigido é de 50%.

 

O acompanhamento do ENAM 2024.2 pode ser feito no Portal da FGV, onde também constam os editais, retificações e orientações para recursos, entre outros tópicos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade