Cidades

Encontro discute educação nas comunidades negras e indígenas

O evento, cujo tema será “A educação como caminho de transformação social para a diversidade negra e indígena”, acontecerá no período de 25 a 27 de outubro, no auditório Macapá do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP)


O 3º Encontro Estadual de Educação Quilombola deverá reunir cerca de 500 pessoas entre professores, estudantes e representantes de comunidades negras e indígenas. O encontro vai discutir sobre a necessidade de valorizar a cultura desses povos por meio da educação.

O evento, cujo tema será “A educação como caminho de transformação social para a diversidade negra e indígena”, acontecerá no período de 25 a 27 de outubro, no auditório Macapá do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), localizado na Avenida Ernestino Borges, nº 740, Laguinho, na capital. O encontro será aberto ao público e dará direito a certificado de participação.

A terceira edição do encontro foi idealizada para ser um fórum de discussão, reflexão e proposições para as unidades escolares que se encontram em territórios étnicos no Amapá; sejam elas pertencentes a áreas remanescentes de quilombos ou indígenas, visando a formação continuada dos profissionais da educação.

A programação contará com conferência, apresentações culturais de marabaixo, artesanato, grafismo, práticas pedagógicas, além de oficinas, com mostra de vídeos sobre a temática negra e indígena, além de excursão pelos principais pontos que representam a conquista da comunidade negra em Macapá.

Uma roda de conversa terá a participação de alunos de escolas quilombolas e indígenas do Estado que abordarão o tema com olhar pedagógico. Haverá, ainda, a escolha da logomarca da rede de Escolas Quilombolas Estaduais (CEE), a qual dará identidade visual à organização. O 3º Encontro Estadual de Educação Quilombola é uma iniciativa do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com a Coordenadoria de Educação Específica (Ceesp) e Núcleo De Educação Étnico-Racial (Neer).


Deixe seu comentário


Publicidade