Cidades

Encontro internacional discute diversidade no ensino em Macapá

EVENTO TERÁ PRESENÇA DE ESPECIALISTAS DE PORTUGAL, PARÁ E AMAPÁ


Acontece nos dias 26 e 27 deste mês, no auditório da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), em Macapá, o primeiro encontro internacional que vai discutir o ensino fundamental. Segundo a coordenadora do evento, Simone Freitas, ouvida na manhã desta sexta-feira, 23, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o objetivo é “refletir sobre a importância da diversidade no currículo escolar, bem como os seus desafios na melhoria da educação básica, ampliando os conhecimentos sobre o ensino fundamental na perspectiva de um currículo inclusivo, dialogando com teorias e práticas pedagógicas”.

De acordo com Simone, o encontro reunirá professores, pedagogos, técnicos e especialistas na discussão das novas tendências para a educação fundamental: “Especialistas do Amapá, Pará e e de vários estados brasileiros, como também de outros países estarão no Amapá para a Conferência, que será aberta pelo prof. Dr. Antônio Manuel Águas Borralho, docente da Universidade de Évora (Portugal) desde 1987, com cadeira no Departamento de Pedagogia e Educação”.

Para a coordenadora, a inclusão da diversidade no currículo escolar é uma necessidade na atual conjuntura educacional brasileira: “A educação tem que ser pensada de acordo com a evolução da sociedade. A inclusão de segmentos até então excluídos deve ser priorizada, como forma de agregar todas as raças, credos, religiões, enfim, promovendo a inclusão de forma mais abrangente e profunda. O encontro vai ser um referencial para essas mudanças”. 

Perfil

Antônio Manuel Águas Borralho, que vai conduzir a abertura da Conferência é doutor em Ciências da Educação (2002), leciona nos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), tem participado em projetos de investigação, financiados, nacionais e internacionais, na área da avaliação das aprendizagens, práticas inclusivas e didática da matemática e coordena o projeto financiado pela FCT/Capes ‘Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens’. Participa como perito externo no acompanhamento do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (Teip).


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