Entrega da reforma e ampliação do Palácio Laurindo Banha marca nova fase para a Prefeitura de Macapá
Novo espaço oferece maior acessibilidade e modernização para a administração municipal, incluindo a Praça Domício Campos de Magalhães
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou, no sábado (28), a reforma e ampliação do Palácio Laurindo Banha, sede da administração municipal, e a construção da Praça Domício de Campos de Magalhães, em frente à prefeitura, localizada na Avenida FAB, no centro da capital amapaense.
Selma Coelho, servidora pública municipal há 35 anos, expressou sua satisfação com a entrega das melhorias no local de trabalho, que visam oferecer mais qualidade no dia a dia.
“Comecei a trabalhar no prédio da prefeitura com 18 anos. Durante muitos anos, a sede não passou por reformas, e várias gestões se passaram sem que houvesse melhorias. O prédio estava abandonado. Hoje, temos um novo espaço”, afirmou.
Estrutura
Com uma área construída de 3.937,80 metros quadrados, o edifício é dividido em salas de administração, recepção, salas de reunião, atendimento ao público, gabinetes, diretorias, garagens exclusivas e um excepcional salão nobre para recepções e eventos importantes.
O projeto arquitetônico propôs adequar os espaços para melhoria do uso, privilegiando espaços acessíveis e uma arquitetura que oferece o bem-estar e a comunicação entre os servidores, com uma belíssima vista para a nova praça, com paisagismo e espaços de convivência.
A fachada passou por uma revitalização, adequando-se à estrutura já existente, com o objetivo de não perder as características do prédio original, mas com um toque de modernidade. O acesso principal se dá por meio de uma cobertura em balanço, com pórtico e espelho d’água. Os materiais designados para execução do projeto foram empregados de acordo com a necessidade dos ambientes e a durabilidade.
“Estamos devolvendo à população e aos servidores municipais o Palácio Laurindo Banha, agora reformado. Este novo conceito de administração pública visa tornar o espaço mais acessível e interativo, aproximando ainda mais a gestão com os munícipes”, disse Furlan.
Investimento
O investimento de R$ 5.723.419,07 (cinco milhões, setecentos e vinte e três mil, quatrocentos e dezenove reais e sete centavos), oriundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES), mais a contrapartida do Tesouro Municipal. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
Praça Domício de Campos de Magalhães
Um espaço de convivência em frente à sede da administração municipal desempenha um papel fundamental para a integração dos servidores e do público. O ambiente será denominado em homenagem a Domício Campos de Magalhães.
Domício Campos de Magalhães, nascido em 8 de junho de 1940 no arquipélago do Bailique, foi um destacado servidor público e político do Amapá. Começou sua carreira ainda jovem, trabalhando como diarista e, aos 16 anos, foi para Brasília, onde integrou o Projeto de Desmatação e Construção da capital. Aos 22 anos, foi admitido no quadro permanente do Governo do Território Federal do Amapá, atuando em diversos cargos na área administrativa e financeira.
Destacou-se na função de Secretário de Administração e Finanças, sendo várias vezes nomeado interinamente para governar o território. Em 1978, foi nomeado Prefeito de Macapá, cargo que exerceu até 1980, destacando-se por projetos como a coleta de lixo domiciliar, arborização urbana e melhorias na Praia da Fazendinha.
Após sua aposentadoria em 1986, continuou contribuindo com a gestão pública, atuando em diversas funções no governo estadual e municipal. Era conhecido pela sua competência, responsabilidade e empatia, sendo altamente respeitado na administração pública do Amapá.
Domício também teve uma forte ligação com a família e o esporte, sendo um incentivador do futebol e campeão de dominó. Faleceu em 9 de setembro de 2012, deixando um legado de serviço público exemplar e um vasto círculo de amizades no Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade