Equinócio da Primavera: Programação evidencia uma das marcas do turismo amapaense
Estudantes e turistas aproveitaram o início da programação, elaborada pelo Governo do Amapá, adotando todas as medidas contra a covid-19.
Este ano, mesmo ainda sendo limitada devido a pandemia da covid-19, a visitação foi liberada e deu a oportunidade para cerca de 50 alunos da Escola Adventista, conhecerem o monumento e saber o que é o equinócio.
A estudante Hevellyn Nunes, 14, mostrou-se contente em estar acompanhando a festividade e apreendendo um pouco mais sobre o fenômeno natural.
“Estive aqui antes da pandemia, ou seja, já faz um tempo e agora vindo com os colegas da escola a gente participou de uma palestra onde foi explicado como acontece o fenômeno. Então, sair da sala de aula é bom, pois certamente aprendemos muito mais”, destacou.
Outro estudante, Luccah Guilherme, 15, falou sobre pode acompanhar uma aula fora do ambiente escolar.
“É muito diferente pois, em sala a gente não consegue imaginar o evento natural e sem falar que fazia muito tempo que não podíamos sair e felizmente agora conseguimos. A sensação é excelente”, declarou.
Além das explicações e poder fazer o teste para o equilíbrio do ovo na linha do equador, os alunos também puderam fazer a escalada, que foi montada na base do monumento.
Mas não foi somente os alunos que estiveram no Marco Zero. O turista Carlos Eduardo Lima, que veio de São Paulo e está no Amapá desde o último sábado, evidenciou o potencial do fenômeno e a beleza natural do estado.
“Aqui existe uma beleza natural e nós conseguimos ver a natureza. Gostei muito de tudo e agora conseguir acompanhar o fenômeno e tirar uma foto bem no meio do mundo é um marco diferente. Certamente voltarei e irei trazer a família e os amigos”, afirmou.
A programação foi montada para levar o amapaense e os turistas ao monumento e desta forma valorizar uma marca do estado.
“Tudo o que fizemos foi pensando em valorizar o fenômeno natural e, assim, atrair o amapaense e os turistas fortalecendo o nosso turismo”, disse a secretária de Estado do Turismo, Rosa Abdon.
O evento contará ainda com apresentações culturais e demais atividades sociais com a participação de estudantes. O ápice da programação ocorre às, 16h21, quando o sol irá incidir no centro do monumento e pelo alinhamento não projetará sobra.
O fenômeno
O Equinócio ocorre duas vezes ao ano: em março, chamado de Equinócio das Águas e outra em setembro, conhecido como Equinócio da Primavera.
O fenômeno marca a troca das estações e o momento em que o sol incide diretamente sobre a linha do equador, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração de tempo.
Deixe seu comentário
Publicidade