Cidades

Equipes de profissionais do programa de teleatendimento ambulatorial passam por treinamento

Parceria com Hospital Albert Einstein irá disponibilizar teleconsultas em 7 especialidades clínicas para 5 municípios do Amapá.


Foto: Arquivo Sesa

Iniciou nesta terça-feira, 27, o treinamento das equipes que irão atuar no programa “Assistência Médica Especializada e telemonitoramento na Região Norte do Brasil, por meio da telemedicina” (Amet), parceria do Governo do Amapá e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (HIAE), que irá ofertar consultas online qualificadas para 5 municípios do Amapá.

 

Através do programa serão ofertados teleatendimentos para as especialidades de endocrinologia, neurologia, pediatria, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia com profissionais do Hospital Albert Eistein.

 

As equipes escolhidas para receberem o treinamento foram indicadas pelos municípios participantes do programa. Esses profissionais irão manusear o sistema disponibilizado pelo HIAE para realizar a solicitação das consultas.

 

Já passaram pelo treinamento os servidores dos municípios de Macapá e Porto Grande, sendo que na capital já foi iniciado o atendimento dos primeiros pacientes para a especialidade de neurologia.

 

Na quarta-feira, 28, as equipes se deslocarão até Oiapoque, na quinta-feira, 29, será a vez do município de Santana e na sexta-feira, 30, encerrará com o treinamento em Laranjal do Jari. Existem ainda tratativas junto ao Hospital Albert Einstein para ampliação para mais municípios.

Um dos palestrantes do projeto, o analista de sistemas do HIAE, Gustavo Cunha, explicou que o programa é voltado para a região norte, já que é um dos locais onde há mais carência de médicos especialistas no país.

 

“O treinamento presencial é necessário para que possamos observar como os profissionais estão manuseando o sistema e, assim, já tirar possíveis dúvidas. Além disso, podemos orientar caso haja alguma erro no preenchimento do cadastro do paciente e solicitação das consultas”, reforçou.

 

Além de garantir a melhoria no acesso às consultas especializadas, a parceria ainda irá contribuir para a diminuição das filas e do tempo de espera dos pacientes para agendamento e consulta, além disso, os pacientes poderão ser atendidos no próprio município com atendimento qualificado e de excelência, sem precisar se deslocar para o ambulatório de especialidades do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, maior referência em atendimento ambulatorial no estado.

 

Os municípios foram responsáveis por disponibilizar um local para o agendamento e atendimento, onde foram instalados os equipamentos necessários para o teleatendimento, e pela seleção das equipes que fazem parte do projeto, além disso, alimentarão o sistema disponibilizado pelo HIAE para o agendamento das consultas.

 

Os teleatendimentos seguirão os mesmos padrões das consultas presenciais, em que estará presente um médico do programa Saúde da Família dando suporte ao médico especialista do Hospital Albert Einstein, que estará em São Paulo.

 

Confira os locais disponibilizados pelas Prefeituras:

Macapá

Policlínica Dr. Papaléo Paes, Rua Adilson José Pinto Pereira, nº 100, bairro Renascer.

Santana

Policlínica Dr Alberto Lima, Rua Cláudio Lúcio Monteiro, bairro Daniel.

Porto Grande

Unidade Básica de Saúde Nova Esperança, Rua Soldado Claudinei Pereira dos Santos, bairro Nova Esperança.

Laranjal do Jari

Unidade Básica de Saúde Vanea Silva, Rua da Usina, bairro Centro.

Oiapoque

Unidade Básica de Saúde Planalto, Rua Ulisses Guimarães, bairro Planalto.


Deixe seu comentário


Publicidade