Cidades
Escola Estadual Modelo Guanabara recebe ação de saúde bucal
O Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando (Nase) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu prosseguimento à ação de saúde bucal nesta quinta-feira, 14, na Escola Estadual Modelo Guanabara, localizada no centro de Macapá.
A ação, que iniciou em outubro de 2015, já atendeu mais de mil alunos nas três primeiras escolas beneficiadas pelo programa saúde na escola: Mario Andreazza e Santuário do Perpétuo Socorro, localizadas no bairro Perpétuo Socorro e que atuam no ensino fundamental, e Princesa Isabel.
No atendimento à escola Guanabara, somente do turno da tarde, a ação alcançou 333 estudantes do 1º ao 5º ano. O objetivo das ações é socializar questões de higiene bucal, além de posteriormente realizar os atendimentos, quando necessários, em laboratório. Outro ponto importante é a compreensão de saúde, que supõe conhecimento de si e do outro, sendo esta a base da ação educativa em saúde: partilha e diálogo.
A gerente do Nase, Cleide Dias, explica que a ação é realizada em parceria com instituições de ensino superior privadas e escolas técnicas do Estado, como é o caso do Centro Profissional Graziela Reis de Souza. A parceria corresponde ao apoio técnico dos acadêmicos e futuros profissionais da área odontológica que estão num estágio avançado do curso.
Outra questão destacada pela gerente do Nase é que os estudantes que foram identificados com a necessidade de receber um atendimento mais especializado já estão sendo atendidos no consultório odontológico da Seed, que está inserido nas dependências do órgão.
“Isso implica em atuar concomitantemente sobre todos os determinantes do processo saúde-doença bucal. É necessário, portanto, conhecer os problemas nesse campo, identificando-os, dimensionando-os e buscando atendimento especializado. A saúde e a educação não podem estar desconectadas, ao contrário, devem ser compartilhadas”, disse Cleide Dias.
De acordo com a odontóloga da Seed, Odineia Coutinho Rodrigues, o trabalho passa por uma ação de escovação supervisionada, palestras sobre técnicas de escovação e demais orientações de saúde bucal, além da aplicação de flúor.
“Passamos para os alunos que tudo no nosso corpo é importante, assim como, os cabelos, as unhas, a visão, entres outros, o dente também entra num grau de importância e que é necessário cuidar desde cedo, caso contrário, a não atenção pode acarretar além de problemas de saúde graves e até crises nas relações sociais”, destacou.
O Nase elaborou um cronograma de visitas nas escolas estaduais. As próximas a receberem o atendimento dos técnicos da Seed devem ser as instituições de ensino pactuadas, que são aquelas que apresentam uma maior vulnerabilidade identificada pelo município, como a Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, com atendimento na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Eja), Escola Estadual Paulo Melo e Escola Estadual José de Alencar.
Deixe seu comentário
Publicidade