Escolas reúnem mais de 900 estudantes em desfile cívico no distrito de Santo Antônio da Pedreira
Evento promoveu a sustentabilidade e os conhecimentos ancestrais da comunidade
Continuando as comemorações do aniversário da criação do Território do Amapá, o Governo do Estado promoveu na sexta-feira, 20, um desfile cívico no distrito de Santo Antônio da Pedreira, em Macapá. O evento reuniu mais de 900 alunos de 10 escolas estaduais, e celebrou a sustentabilidade e os conhecimentos ancestrais.
A programação foi embalada pela banda marcial da Escola Estadual Nilton Balieiro, e foi marcada por cartazes, maquetes e adereços que promoviam o tema e celebravam a cultura da comunidade, que é composta majoritariamente por alunos quilombolas.
A estudante Wiana da Silva, de 13 anos, participou do desfile como porta-bandeira e ressaltou a importância da comemoração, que celebra o protagonismo estudantil.
“Todo ano faço questão de participar do desfile, porque é uma oportunidade de mostrar a nossa identidade. Sempre venho montada e segurando a bandeira, e esse é um grande orgulho. Espero que nossa mensagem da importância de preservar o meio ambiente chegue nas outras escolas”, contou Wiana.
O desfile teve como tema “Educação, cidadania e sustentabilidade nas terras do Cabo Norte”, inspirado no tema gerador da educação amapaense de 2024 e pautado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
“É um grande orgulho nosso promover em mais um ano um desfile cívico nas comunidades rurais de Macapá. Os alunos deram um show e mostraram toda a potência da Pedreira”, ressaltou a secretária adjunta de Estado da Educação, Antonia Andrade, na ocasião.
Este foi o segundo desfile cívico promovido pela Secretaria de Estado da Educação, após o evento que reuniu mais de 15 mil pessoas no Sambódromo, com 73 escolas de Macapá e Santana. Ainda na sexta-feira, também ocorreu o desfile dos alunos de São Joaquim do Pacuí, encerrando as comemorações do 13 de setembro.
Deixe seu comentário
Publicidade