Cidades

Escolhidos delegados e propostas para Conferência Estadual

Direitos da pessoa idosa



 

A Prefeitura de Macapá realizou na sexta-feira, 26, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado no auditório da Escola Técnica Graziela Reis de Souza, teve como tema Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas as idades. Foram discutidas as políticas públicas voltadas ao idoso, propondo novas ações de fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa, além de provocar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Sandra Smith, disse que a sociedade trata o idoso como algo descartável. “Vivemos numa sociedade onde as pessoas mais velhas são tratadas como algo que pode ser jogado fora. Mas nós, da gestão da Prefeitura de Macapá, pensamos diferente e queremos discutir e garantir o protagonismo desses idosos na nossa sociedade, seja aonde for”.

A gerente executiva do INSS, Ana isabel Cordeiro, palestrou para o público sobre o tema da 4ª conferência explicando os direitos garantidos por lei à pessoa idosa. Além disso, foram discutidos os eixos: Gestão (programas, projetos e ações), Financiamento, Participação e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento contou com a participação do “Centro Arte e Vida” – grupo da terceira idade da Semast -, no qual fez uma apresentação de Marabaixo.

Dona Oneide Pereira Palheta, 65 anos, que faz parte do “Centro Arte Vida”, conheceu o grupo no início do ano, quando estava depressiva por ter perdido a mãe. Segundo ela, estava até com lapso de memória. “Foi a minha salvação este grupo, eu me sinto uma outra pessoa. São novas amizades, lá a gente conversa e se distrai. Eu também faço artesanatos e voltei a estudar, não falto um dia sequer. Os idosos precisam dessa atenção e da garantia dos direitos. Meus filhos me incentivam muito. Colocar os idosos como atores principais dessa conferência é fundamental para que possamos avançar e ser vistos”.


Deixe seu comentário


Publicidade