Cidades

Especialista dá dicas para conservação de jardins e áreas externas durante ausência dos moradores nas férias escolares

O arquiteto Kelvin Almeida diz que é importante planejar antecipadamente os cuidados com os jardins


 

Na região Norte, julho é marcado pelo início do período de estiagem, também conhecido como verão, que é marcado pela diminuição do volume de chuvas e intensificação do calor. Neste período também acontecem as férias escolares e muitas famílias deixam as casas para viajar e aproveitar a ocasião em outros estados. Com isso, jardins e áreas externas merecem um cuidado redobrado.

 

A manutenção de plantas e espaços verdes durante a ausência pode ser complicada e para garantir que as áreas externas permaneçam bem cuidadas e saudáveis, é fundamental seguir algumas dicas práticas de conservação.

 

O arquiteto Kelvin Almeida diz que é importante planejar antecipadamente os cuidados com os jardins. “Durante as férias, quando os moradores estão ausentes, é fundamental adotar medidas que mantenham a saúde das plantas e a beleza das áreas externas. A estiagem pode agravar a necessidade de cuidados especiais, como uma irrigação adequada e proteção contra o sol intenso”, explica.

 

Entre as medidas que podem ser adotadas, Kelvin, que também é professor da Estácio, diz que é possível agrupar plantas com necessidades similares de água e luz semelhantes, o que facilita a manutenção e garante que todas recebam os cuidados adequados. “Isso permite que seja feita uma irrigação mais eficiente e evita o desperdício de água”, afirma.

 

O profissional também orienta que o usuário providencie sombra adequada, feita por meio da instalação de telas de sombreamento, o que ajuda a proteger as plantas do sol intenso. “A sombra ajuda a reduzir o estresse hídrico e a manter as plantas mais saudáveis durante a estiagem”, explica o especialista.

 

Kelvin também orienta a fazer a aplicação de uma camada de cobertura vegetal, como palha, casca de árvore ou serrapilheira ao redor das plantas. Essa medida ajuda a reter a umidade do solo e proteger as raízes do calor. “Essa medida reduz a evaporação da água e mantém o solo fresco, o que é especialmente importante durante o período de estiagem”, destaca.

 

Caso o período de ausência seja muito grande, o profissional orienta pedir ajuda de vizinhos, amigos ou familiares para que seja feita a verificação do jardim ocasionalmente. “Uma visita rápida para regar as plantas e verificar se tudo está em ordem pode fazer uma grande diferença na saúde do espaço”, conclui.

 


Deixe seu comentário


Publicidade