Cidades

Ex-cavaleiro de 84 anos recebe homenagem durante a Festa de São Tiago

Aos 84 anos de idade, seu Jorge Silva participou da Festa de São Tiago por pelo menos 60 anos.


Hoje, é uma das milhares de pessoas que ficam na beira da rua Senador Flexa aguardando a passagem das imagens de São Tiago e São Jorge pelas ruas de Mazagão Velho, no dia 25 de julho.
Mas, este ano, não ficou só olhando. Recebeu uma homenagem surpresa da Cavalaria de São Tiago. Recebeu o chapéu do chefe dos mouros, Francisco Canindé Jacarandá, como forma de mostrar a importância da contribuição de seu Jorge para a existência da festividade.
Jorge Silva não se conteve. Pediu à filha que pegasse seu velho uniforme branco da tropa cristã e saiu acompanhando a tropa aliada. “É uma honra ser lembrado e, mais uma vez, estar junto de meus amigos e ajudá-los”, emocionou-se.
A homenagem emocionou também o filho José Hosana Silva, que é um dos narradores da festa. Foi às lágrimas ao saber que o pai estava mais uma vez com a indumentária na encenação da batalha entre mouros e cristãos. “O seu Jorge tem um legado dentro dessa festa. Que bom que esse reconhecimento veio, enquanto ele ainda está conosco”, disse Hosana.
Cultura, fé e tradição
Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago é tradição que completa 239 anos – é realizada desde 1777, com ponto alto nos dias 24 e 25 de julho. Foi trazida da África com os primeiros habitantes de Mazagão Velho, que vieram para a Amazônia depois que uma colônia portuguesa no Marrocos foi desativada e transferida para o Amapá.
A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.

Deixe seu comentário


Publicidade