Cidades

FCria intensifica ações de segurança interna em centros de internação

Foram apreendidos facas, celulares, estoques, carregadores, baterias, além de drogas


A Fundação da Criança e do Adolescente (FCria) está intensificando as ações preventivas de segurança nas dependências dos centros de internação. Nesse fim de semana educadores da instituição, policiais militares do 8º Batalhão e agentes penitenciários do Grupo Tático Prisional (GTP) realizaram uma vistoria no Centro Socioeducativo de Internação (Cesein).

A ação conjunta ocorreu em todos os alojamentos do prédio. Foram encontradas três facas, nove celulares, seis estoques, carregadores, baterias, além de porções de drogas. O material estava escondido em paredes, vasos sanitários e em ralos. Os objetos foram encontrados com a ajuda de cães farejadores e após apreensão foram encaminhados à Delegacia de Investigação de Atos Infracionais (Deiai).

De acordo com a diretora da FCria, Alba Nize Colares, foi a terceira ação realizada este ano apenas nestes ambientes. A gestora ressaltou que a fundação tem articulado com as demais instituições de segurança para que as vistorias sejam realizadas permanentemente nos centros de internação: “Antes as vistorias não ocorriam de forma rotineira, apenas quando aconteciam os princípios de rebelião. E também não havia controle do que era apreendido. Corrigimos essas falhas e temos trabalhado em conjunto com a Deiai para termos o controle de tudo”.

A diretora destacou que as ações de segurança também incluem maior rigidez nas revistas durante os dias de visita, que ocorrem aos domingos, para evitar que materiais ilícitos entrem no centro: “A gente sabe que muitas vezes são os próprios pais e visitantes que trazem essas coisas. Mas também sabemos que parte deles chegam no Cesein pelo muro do Conjunto Mucajá. Estamos retomando o processo de licitação para que esse trabalho tenha previsão de ser executado no primeiro semestre de 2016”.

Atualmente, estão internados no Cesein 86 adolescentes, divididos em três blocos, que cumprem medidas socieducativa.


Deixe seu comentário


Publicidade