Cidades

‘FNDE Chegando Junto’: Oiapoque recebe orientações sobre gestão escolar

Município foi o último a receber assistência técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)


 

Finalizando o assessoramento técnico nas escolas públicas dos 16 municípios do Amapá, o Governo do Estado e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) levaram atendimentos aos profissionais de Oiapoque, no extremo Norte. Pela primeira vez, todos as cidades amapaenses receberam orientações visando a adimplência dos caixas escolares.

 

O trabalho faz parte do programa “FNDE Chegando Junto”, lançado em março no estado. A parceria orienta e faz monitoramento presencial junto aos gestores escolares, sobre melhorias na prestação de contas, liberação de recursos federais do caixa escolar, assessoramento pedagógico e retomada de obras.

 

 

“Estamos felizes em levar esses atendimentos para todos os municípios do Amapá pela primeira vez. Esse é um programa que estendemos as mãos e trabalhamos juntos buscando melhorias na educação de todo o Amapá”, enfatizou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

 

As principais demandas em todo o estado foram assistência ao Plano de Ações Articuladas, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), retomada das obras inacabadas e o cumprimento das condicionalidades do valor anual por aluno.

 

Em cada agenda, foi realizada uma programação com os prefeitos, equipes das secretarias municipais de Educação e atendimento presencial e técnico aos diretores, adjuntos e técnicos dos caixas escolares de unidades educacionais do estado e de cada município.

 

“Esse foi um passo muito importante do Estado para avançarmos na adimplência dos caixas escolares. Vamos seguir com esse trabalho agora mais documental para reorganizar a descentralização e liberação de recursos junto ao Governo Federal”, explicou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

 

FNDE Chegando Junto

O programa “FNDE Chegando Junto” é uma parceria do Amapá com o Governo Federal buscando orientar os gestores escolares sobre as regras e a execução dos programas federais de Alimentação Escolar, Transporte, Livro Didático e Dinheiro Direto na Escola.

 

Com essas capacitações, diretores e secretários terão um suporte maior para regularizar documentos e enviá-los para a análise da autarquia, resultando em mais recursos para as escolas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade