Cidades

Fórum ‘Desafios do Câncer’ reúne especialistas no Amapá para discutir avanços no tratamento oncológico

Evento, que tem apoio do Governo do Estado, será no dia 2 de maio, no Sebrae-AP; inscrições seguem abertas até segunda-feira, 28


 

Uma imersão nos avanços da oncologia, passando pelos novos tratamentos até a prevenção é o que propõe o “1º Fórum Desafios do Câncer: A Importância do Cuidado Integral”, promovido pela ONG Carlos Daniel com o apoio do Governo do Amapá. A programação será no dia 2 de maio, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), e as inscrições seguem abertas até segunda-feira, 28 de abril.

 

especialistas e profissionais de saúde do Amapá, São Paulo e Ceará, a proposta é debater sobre prevenção, tratamento e cuidados paliativos em câncer, em especial em crianças e adolescentes. O fórum encerra com um momento especial voltado para a espiritualidade, com a palestra da monja Coen, missionária oficial da tradição zen-budista.

 

 

“Estamos em um intenso trabalho para melhorar e qualificar a assistência oncológica no estado. Receber especialistas, discutir o que tem de melhor no mercado, em tratamento, é fundamental para nos mantermos atualizados”, ressaltou Nair Mota, secretária de Saúde.

 

O evento também será um importante espaço de diálogo para apresentar os avanços e as perspectivas da oncologia no Amapá, reforçando o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a saúde pública, qualificar a assistência e promover melhorias contínuas no atendimento aos pacientes.

 

 

“Sabemos que o Amapá possui uma unidade de oncologia, mas ela já não consegue mais atender a quantidade de pacientes diagnosticados com câncer. É um desafio contínuo, e a atual gestão, liderada pelo governador Clécio, tem se esforçado para melhorar essa realidade”, destacou Agenilson Silva, presidente da ONG Carlos Daniel.

 

Ele também pontuou a expectativa em torno da inauguração do primeiro Centro de Radioterapia do estado, uma conquista que vem sendo esperada há mais de uma década pelos pacientes e profissionais de saúde.

 

“Se Deus quiser, teremos a inauguração do primeiro Centro de Radioterapia em breve. Isso já é uma reivindicação antiga, e com a parceria com o Hospital de Amor, o estado tem grandes chances de melhorar substancialmente a oncologia em nosso território”, completou o presidente da ONG.

 

Recentemente, o governador Clécio Luís recebeu no Amapá o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, onde visitou o Centro de Radioterapia, já em fase final de implementação, confirmando que, em breve, a população amapaense contará com uma estrutura moderna e especializada para o tratamento do câncer.

 

ONG Carlos Daniel

A entidade atua há quase 10 anos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes com câncer no Amapá e nasceu da dor e da perda de um pai. Agenilson Silva, presidente da ONG, fundou a instituição após a morte do filho, Carlos Daniel, que perdeu a batalha contra o câncer em 2015.

 

 

Desde então, ele se dedica a promover o acesso a tratamentos e cuidados de saúde para os jovens do estado que enfrentam a doença, lutando também por políticas públicas mais eficazes na oncologia pediátrica.

 

A ONG promove campanhas e eventos de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, a exemplo do “Setembro Dourado” e da “Corrida Contra o Câncer”. Em 2023, a ONG trouxe o médico Dráuzio Varella ao estado, e em 2025 celebrará 10 anos de luta por melhores condições de tratamento e diagnóstico precoce.

 

“É uma luta que não pode parar. A informação e o diagnóstico precoce são essenciais para aumentar as chances de cura. Se a população tiver acesso a esses conhecimentos, as chances de cura podem chegar a 80%”, afirmou Agenilson Silva, reforçando a importância do evento que acontecerá em maio.

 

Confira a programação do ‘1º Fórum Desafios do Câncer: A Importância do Cuidado Integral’:

Sexta-feira, 2 de maio

             14h15 – Credenciamento

             15h – Mesa de abertura

             15h30 às 17h – Painel 1: “Câncer infantojuvenil: como diminuir as desigualdades para as nossas crianças e adolescentes?”

Palestrantes:

– Agenilson Silva, presidente da ONG Carlos Daniel

– Adriana Seber, coordenadora da equipe de TMO Pediátrico nos hospitais Samaritano e GRAACC-SP

– Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAAC-SP

– Mariana Machado Barbosa, médica residente de Oncologia Pediátrica no HSM/TUCCA-SP

– Bárbara Campos, assistente social da Casa Ronald ABC-SP

 

             17h às 17h20 – Coffee-break

             17h30 às 19h – Painel 2: “Universo do Câncer Oncohematológico: o que precisa ser priorizado?”

Palestrantes:

– Catherine Moura, médica sanitarista, CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale-SP)

– Paola Torres, médica oncohematologista, presidente do Instituto Roda da Vida – CE

– Amanda Furtado, médica hematologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon-AP) e do Hospital Universitário (HU-Unifap)

– Roberto Marcel, médico cirurgião oncológico, responsável técnico pela Cirurgia Oncológica da Oncoclínica – AP

– Thiago Brasileiro, paciente de leucemia mieloide crônica e coordenador do Comité de Pacientes da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale-BA)

– Moderação: Nina Melo, coordenadora do Observatório de Oncologia – SP

 

             19h – Palestra de encerramento “A Importância da Espiritualidade” com a monja Coen de São Paulo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade