GEA aposta em investimentos na economia verde para avanço econ
Explorar os bens naturais da floresta nacional do estado de forma sustentável e gerar renda a população
O Amapá é o Estado amazônico com cobertura florestal mais bem preservada do país, com 72% dos seus 14,3 milhões de hectares destinados a unidades de conservação e terras indígenas. O grande potencial de uso sustentável dos seus recursos florestais também ressalta a importância da economia verde como alternativa para o avanço econômico e a proteção do meio ambiente.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, existem vários meios de explorar os bens naturais da floresta de forma sustentável, entre eles o manejo florestal e o ecoturismo nas unidades de conservação do Estado, como principais alternativas de economia verde. “Vários segmentos estão investindo nesses setores, isso é uma chance de popularizar, de forma racional, o meio ambiente e dar a oportunidade às comunidades que vivem entorno dessas unidades de conservação de terem uma renda”, destacou.
Inserida nos municípios de Ferreira Gomes, Pracuúba e Amapá, a Floresta Nacional do Amapá (Flona), com 412 mil hectares, vem trabalhando na elaboração de Planos de Negócios de Uso de Açaí, na criação de Turismo de Base Comunitária e implementando outras ações nas quais se destacam o manejo pesqueiro na região, a meliponicultura e a agroecologia.
Segundo o chefe da Flona, Érico Emed Kauano, a unidade trabalha em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente para desenvolver projetos que possam beneficiar as pessoas que vivem no local, de forma a utilizar os recursos florestais com sustentabilidade. “É sempre importante que essas instituições caminhem juntas para a concretização desses projetos”, reforçou.
Deixe seu comentário
Publicidade