GEA e FNDE levam assistência técnica para escolas públicas do extremo Sul do estado
Diretores e técnicos dos municípios de Vitória e Laranjal do Jari puderam tirar dúvidas sobre processos, convênios e prestação de contas do caixa escolar
Equipes do Governo do Amapá e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) levaram assistência técnica para profissionais das redes estadual e municipal de ensino de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, no extremo sul do estado, nesta segunda-feira, 14.
A parceria faz parte do programa “FNDE Chegando Junto” lançado este ano no Amapá. A iniciativa orienta e faz monitoramento presencial junto aos gestores escolares, visando melhorias na prestação de contas e liberação de recursos federais do caixa escolar, assessoramento pedagógico e retomada de obras.
A programação contou com visita em obras pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e agenda institucional com o prefeito de Laranjal do Jari, Marcio Serrão.
“O FNDE chega junto dos municípios mais distantes do país e que possuem pendências, buscando orientar, pegar na mão e ajudar cada um dentro das suas especialidades. Estamos fazendo essa agenda em todos os municípios do Amapá”, enfatizou Fernanda.
A equipe visitou obras de creches nos dois municípios, os avanços na construção de um centro educacional e realizou atendimento para diretores, adjuntos e técnicos da rede estadual e municipal das duas cidades.
As principais pautas das equipes são a prestação de contas dos caixas escolares, recursos do Programa Dinheiro Direto na Conta, Plano Anual de Aplicação de Recursos, e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Este é o penúltimo município que estamos levando esse serviço que é histórico e nunca foi feito de forma conjunta com o FNDE em todo o estado. É prioridade do nosso governo levar essa assistência na ponta mesmo, na região mais distante realizar a adimplência dos caixas de todo o estado”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Após a agenda, as equipes dos municípios seguem em contato com a equipe técnica do FNDE para realizar alinhamentos de pendências e facilitar assim a tramitação de documentos. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a segunda etapa segue com a validação das informações e parte processual das demandas.
Deixe seu comentário
Publicidade