Cidades

Gestores da educação dos 16 municípios são capacitados para receber o novo ensino médio, em Macapá

Segundo lançamento do projeto, com o tema ‘Puxirum do Planejamento’, promove palestras e capacitações para a elaboração de um plano pedagógico. Ação segue até esta sexta-feira, 18


 

Com incentivo do Governo do Amapá, o projeto ‘Puxirum do Planejamento’, que busca preparar os gestores educacionais para o novo ensino médio, previsto para ser implementado em 2025, iniciou na quinta-feira, 17, na Associação dos Magistrados do Estado do Amapá, no bairro do Zerão, em Macapá.

 

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e que segue até esta sexta-feira, 18, reúne representantes dos 16 municípios, entre coordenadores e professores. Uma das finalidades do momento é construir um programa democrático estratégico para orientar as atividades pedagógicas nas comunidades do estado.

 

 

“O ‘Puxirum do Planejamento’ é a união de pessoas em prol de um determinado objetivo para resolver um problema. Detectamos, dentro das políticas educacionais, que precisávamos de um planejamento nas escolas para organizar como vai ser a implementação do novo ensino médio”, explicou a coordenadora de educação básica e profissional, Ananda Oliveira.

 

O encontro, conduzido por técnicos da educação do Estado, promoveu debates e palestras com os educadores para capacitá-los e direcioná-los na construção coletiva do plano. A professora de biologia, Diana Sousa, de 46 anos, leciona há 12 anos na E.E. Dr. Hermelino Herbster Gusmao, em Serra do Navio, e destacou a importância do trabalho em conjunto.

 

 

“Tenho essa consciência de que o planejamento deve ser coletivo, porque ainda estávamos nos adaptando às últimas mudanças do ensino médio, em 2017, e agora haverá outra. Então, a partir dessa capacitação de organizar um plano pedagógico, fica muito mais fácil de entender, aprender e levar essas informações à nossa comunidade”, pontuou Diana.

 

Puxirum da Educação

No ano de 2023, a primeira fase do projeto percorreu 174 escolas de todo o estado, foi denominada de “Puxirum da Educação”, que representa o objetivo de atender a realidade das comunidades que integram a rede estadual de educação. O nome Pixurum é de origem tupi, escolhido para representar o trabalho coletivo dos gestores da educação para alcançarem resultados positivos.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade