Ginecologista reforça que exames preventivos do câncer são gratuitos
Por recomendação do SUS, mulheres de 25 a 64 anos devem solicitar atendimento

Douglas Lima
Editor
Sobre a programação do Março Lilás, que reforça a importância da prevenção do câncer do colo do útero, o programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) ouviu o ginecologista Bruno Martel, que entre outras coisas falou sobre a importância dos exame preventivos da doença.
“Temos o tripé da prevenção, que é a vacinação, o PCCU, que identifica alterações na região antes do câncer aparecer, e o terceiro é o tratamento das alterações detectadas”, disse o doutor.
Bruno informou que para prevenir o câncer causado pela HPV, que é uma doença sexualmente transmissível, existe a vacina no SUS para crianças de 9 a 14 anos. “Meninos e meninas podem tomar, é grátis”, falou.
O médico e o SUS recomendam que mulheres entre 25 e 64 procurem atenção médica para consultar sua saúde, pois em casos de diagnósticos precoces a taxa de sucesso no tratamento é quase 100%.
Acerca dos sintomas, Bruno alertou que os mais comuns são o corrimento com odor fétido, sangramento e desconforto durante relações sexuais. Além desses, o médico ainda chamou a atenção o caso de mulheres que já entraram na menopausa e voltaram a sangrar. “Esse é um sinal de alerta muito importante”, atentou.
“A prevenção deve acontecer o ano todo, esse mês apenas reforça a luz do tema. Câncer do colo do útero e evitável, a mulher não precisa de solicitação médica para fazer o exame, basta ela querer fazer. Não queremos mais perder mulheres para essa doença”, concluiu Martel.
Deixe seu comentário
Publicidade