Cidades

Governador Clécio entrega o Hospital de Pequeno Porte, em Tartarugalzinho

Entrega cumpre o Plano de Governo da gestão em priorizar a saúde como absoluta, imediata e inegociável, além de ampliar o atendimento de média complexidade para a Região dos Lagos


 

Ao entregar o Hospital de Pequeno Porte Maria Odete Vilhena Parize totalmente reestruturado na terça-feira, 17, em Tartarugalzinho, o governador do Amapá, Clécio Luís, cumpriu mais um compromisso estabelecido no Plano de Governo da gestão, que trata a saúde como prioridade, e atendeu uma demanda histórica da população do município, ampliando os serviços de média complexidade em toda a Região dos Lagos.

 

 

“Estamos vivendo um momento histórico para a saúde de Tartarugalzinho. Este hospital é a realização de um sonho antigo da comunidade, como o da Dona Odete, que há mais de uma década reivindicava por essa conquista. Mais do que um prédio, estamos oferecendo uma estrutura que vai salvar vidas, com atendimento humanizado e funcionamento 24 horas. Cumprimos aqui mais um compromisso de campanha, na área mais prioritária do nosso governo, oferecendo à população um ambiente hospitalar digno e capaz de atender a necessidade de todos”, destacou o governador Clécio Luís.

 

As obras foram realizadas com um investimento de mais de R$ 2 milhões, articulados pela ex-deputada federal, Marcivânia Flexa, e contrapartida do Tesouro Estadual. A estrutura possui espaços como salas de estabilização, observação e enfermarias, além de leitos pediátricos, pré e pós-parto, laboratório de Análises Clínicas e Patológicas, farmácia e serviço de imaginologia com raio-x.

 

 

“A construção deste hospital atende a um antigo anseio da população de Tartarugalzinho, que antes precisava se deslocar para outras localidades para buscar atendimento. Agora, além de suprir as necessidades locais, ele também vai receber moradores de outros municípios. A saúde de Tartarugalzinho se transforma a partir desta inauguração”, evidenciou Marcivânia.

 

Representando a Assembleia Legislativa do Amapá, a deputada estadual, Liliane Abreu, reconheceu a iniciativa do Governo do Estado em descentralizar os serviços de saúde em todo o Amapá e ressaltou que o projeto transformou uma Unidade Mista de Saúde (UMS) em um hospital com padrão de qualidade comparável ao de instituições privadas. A parlamentar também foi autora do projeto de lei que homenageia Maria Odete, servidora que dedicou décadas de serviços ao hospital.

 

 

“Agora, Tartarugalzinho possui a qualidade de um hospital particular. Temos profissionais altamente qualificados trabalhando aqui, e a equipe médica foi ampliada significativamente. Essa melhoria não só oferece melhores condições de atendimento, mas também proporciona aos pacientes a qualidade e o cuidado que antes eram difíceis de encontrar no município”, frisou Liliane.

 

O promotor de justiça de Tartarugalzinho, Igor Coutinho, vê o momento com grande satisfação e alegria, transmitindo a parceria conjunta entre o Ministério Público do Amapá e o Governo do Estado ao prezar pela dignidade da população e reconhecer a necessidade urgente de uma estrutura de saúde adequada no município.

 

 

“A antiga estrutura improvisada não atendia as exigências da comunidade. Após uma reunião com o governador, a administração mostrou sensibilidade e comprometimento, e é nosso dever parabenizar quando as coisas são feitas corretamente. Agradecemos pela dedicação e carinho com a população de Tartarugalzinho, que merece um serviço de saúde condizente com sua importância dentro do estado”, comentou Coutinho.

 

Avanço na Saúde Pública

Além da entrega do Hospital de Pequeno Porte em Tartarugalzinho, o Governo do Estado segue em obras na Unidade Mista de Saúde de Pracuúba e na Unidade de Pronto Atendimento Ampliada no município de Amapá. Em agosto, a inauguração do Hospital Regional de Porto Grande desafogou o fluxo de atendimento em toda Região Central do estado, beneficiando mais de 60 mil pessoas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade