Cidades

Governo alerta para os cuidados ao soltar pipa durante as férias

Com o mês de julho, atividade é muito praticada por crianças e adolescentes


 

O mês de julho é conhecido pela chegada das férias, período em que crianças e adolescentes podem praticar ainda mais atividades de lazer, como soltar pipa. Para evitar acidentes durante a diversão, o Governo do Amapá alerta para cuidados que devem ser tomados.

 

É necessário ficar atento ao tráfego de motocicletas e bicicletas, pois a linha pode ser perigosa para condutores. Além disso, é importante priorizar locais abertos e distantes de fios elétricos ou antenas.

 

O chefe de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá, tenente-coronel Vilmar Laurindo, afirma que um dos principais cuidados ao soltar pipa é com relação à fiação elétrica, pois, no Amapá, a prática é concentrada em áreas urbanas.

 

“Quando chega essa época do ano, as pipas invadem o céu do nosso estado, mas, na maioria das vezes, elas são soltas em áreas próximas de fiações elétricas, o que não é recomendado pelo risco da linha ou da própria pipa se enroscar na rede elétrica e provocar um curto-circuito”, pontua o bombeiro.

 

O tenente-coronel também destaca a importância de soltar pipas de forma responsável e sem a utilização de cerol, um dos fatores que mais provocam acidentes graves.

 

“Infelizmente, muitas pessoas ainda fazem o uso de cerol ao soltar pipa. Com o produto, a linha se torna um material cortante, altamente perigoso, e pode causar cortes profundos ao entrar em contato com a pele”, alerta Laurindo.

 

 

Confira mais dicas para soltar pipa com segurança:

  • Utilizar linhas de algodão, pois são menos perigosas;
  • Procurar um local aberto e distante de fios ou antenas para evitar choques elétricos, como campos de futebol e parques;
  • Nunca soltar pipas em dias de chuva ou com relâmpagos;
  • Verificar com cuidado o local onde está pisando;
  • Caso a linha quebre, não correr atrás da pipa sem observar se o caminho que será percorrido;
  • Utilizar luvas ao soltar pipa para não machucar as mãos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade