Cidades

Governo avança para etapas de acabamento nas obras de mobilidade urbana no Porto do Céu

Todos os 7 quilômetros de extensão da via estão 100% pavimentados. Os trabalhos estão concentrados na construção de meio-fio


 

Os moradores do Porto do Céu, na Zona Rural de Macapá, já contam com os 7 quilômetros do ramal de acesso completamente asfaltado pelo Governo do Amapá, que garante maior mobilidade urbana para a comunidade. Agora, os trabalhos avançam para as fases de acabamento da pavimentação com construção de meio-fio, calçadas, iluminação, sinalização vertical e horizontal.

 

Para o agricultor Roberto Balieiro, de 48 anos, que também possui um comércio na região, o asfalto é um sonho realizado, e que está gerando mais economia e melhorias para os moradores. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), com previsão de entrega ainda para 2024.

 

“Fico feliz em ver como tudo está agora, pois esse era um sonho antigo de todos que residem aqui. Agora nós temos mais visitantes, que antes tinham receio de vir para o Porto do Céu por causa do acesso, que era muito complicado e extremamente difícil. Mas agora temos um grande número de pessoas circulando por aqui e vindo contribuir com o turismo, com a renda e economia da nossa região”, relatou o morador.

 

 

O investimento é fruto de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e contrapartida do Governo do Estado. A pavimentação do ramal Porto do Céu é uma reivindicação antiga da comunidade.

 

“Agora eles têm 100% do ramal totalmente asfaltado, e isso é uma grande conquista para a comunidade que tanto solicitou por uma via que oferece mais qualidade e segurança na mobilidade e trafegabilidade da população”, enfatizou o secretário de transportes, Marcos Jucá.

 

Desenvolvimento

A primeira etapa do projeto foi entregue em dezembro de 2023, com a pavimentação de 850 metros da via, um investimento viabilizado pelo programa Calha Norte, por meio de emendas do deputado federal Vinícius Gurgel, e contrapartida do Governo do Estado.

 

Ao ser concluída, a obra beneficiará 18 comunidades da região do Coração, em Macapá. Além de melhorar a mobilidade, o asfaltamento vai facilitar o acesso do transporte escolar e proporcionar maior segurança e qualidade de vida aos moradores. A primeira fase do projeto gerou cerca de 40 empregos diretos e indiretos, e a expectativa é que a conclusão da segunda etapa amplie ainda mais esses benefícios para a economia local.

 


Deixe seu comentário


Publicidade