Governo celebra 18 anos de criação da Floresta Estadual do Amapá
A Flota foi criada para promover o uso racional dos recursos naturais da área que abrange 10 dos 16 municípios do estado
O Governo do Amapá celebra, nesta sexta-feira,12, os 18 anos de criação da Floresta Estadual do Amapá (Flota), a maior Unidade de Conservação de uso sustentável do estado. Com aproximadamente 2,3 milhões de hectares, a área verde abrange parte do território de 10 municípios: Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque.
A Flota representa 16,5% da área total do Estado do Amapá e foi criada com a finalidade de promover o uso racional dos recursos naturais, principalmente os florestais madeireiros e não madeireiros, visando garantir a perenidade dos recursos ambientais e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável.
Atualmente, a gestão da Unidade é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da atuação da Coordenadoria de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade.O coordenador de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da Sema, Euryandro Costa, explica que um dos principais objetivos da criação da Flota foi gerir o ordenamento do setor madeireiro através da promoção do manejo florestal sustentável.
“Dentre suas finalidades, o ordenamento do setor madeireiro, por meio do manejo florestal, é um dos principais objetivos da criação da Flota do Amapá. Além disso, a Unidade também se destaca pela possibilidade de desenvolvimento de outras atividades econômicas sustentáveis, através do manejo de produtos da sociobiodiversidade, tais como açaí, castanha-do-brasil, cipós, óleos e essências, dentre outros”, pontuou Costa.
A Unidade possui grande potencial para o turismo e serviços ambientais, além de ser um território amplo e diverso, que busca cumprir com seus objetivos de conciliar a conservação e a proteção das florestas com desenvolvimento econômico e social.
Atualmente, a Coordenadoria de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade tem atuado em diversas ações e atividades para implementar os programas do Plano de Manejo da Unidade de Conservação e reativar e dar continuidade ao seu Conselho Gestor. Além disso, busca parcerias para atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, visando o uso sustentável desta área protegida com grandes potencialidades.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, reforça que o Governo do Estado desenvolve políticas públicas que prezam pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação ambiental, mantendo suas riquezas naturais.
“O Governo do Amapá vem trabalhando no fortalecimento da gestão das unidades de conservação, bem como no desenvolvimento sustentável dessas áreas, garantindo a proteção dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, qualidade de vida para as pessoas que residem nessas regiões”, ressalta Taísa.
O que é a Flota do Amapá?
A Floresta Estadual do Amapá (Flota), criada em 12 de julho de 2006 pela Lei nº 1.028, tem como objetivo promover o uso sustentável dos recursos naturais por meio de concessões para o manejo florestal, extrativismo, serviços ambientais e garantias dos direitos das comunidades tradicionais.
Com 2,3 milhões de hectares, a Flota do Amapá é a maior Unidade de Conservação do estado e abrange 10 dos 16 municípios do Amapá.
O Amapá se destaca por possuir o maior percentual de áreas protegidas do país. O estado conta com 21 Unidades de Conservação, além de terras indígenas e territórios quilombolas. Segundo dados da Sema, esses espaços somam aproximadamente 73% do território amapaense, ocupando uma extensão de 9,3 milhões de hectares dos 14,3 milhões que compõem o estado.
Deixe seu comentário
Publicidade