O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Amapá, prédio anexo do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), já dispõe do leite que garante a alimentação de bebês com mães infectadas pelo vírus HIV.
O Serviço possui o leite fórmula infantil Tipo I (para bebês de zero a seis meses de vida) e leite fórmula infantil Tipo II (para crianças de sete meses a um ano de idade).
O volume comprado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chegou nesta semana e garantirá assistência a 56 crianças cadastradas no SAE/AP.
“Essas crianças estão expostas ao vírus HIV e por isso não podem ser amamentadas pelas mães. É importante frisar que elas não têm HIV, mas estão em investigação. Essa medida é tomada, pois a amamentação é uma forma de contrair o vírus causador da Aids”, informou a enfermeira do SAE/AP, Adriana Coimbra. Ela adiantou, ainda, que uma compra desse tipo de leite está prevista para os próximos meses para garantir o estoque do produto para o resto deste ano.
Mulheres soropositivas ou que suspeitem ter o vírus, devem procurar auxílio médico para ser testadas, aconselhadas e orientadas sobre como proceder para evitar a contaminação da criança. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Amapá está localizado na Rua Jovino Dinoá, Centro da capital, e funciona de segunda a sexta-feira, de 07h às 18h.
Deixe seu comentário
Publicidade