Governo do Amapá apoia “Dia D” de inserção das pessoas com deficiência
Equipe do Sine orientou e fez intermediação de mão de obra.
Há quatro meses desempregado, Jhonatan Palmeirim Braga, 20 anos, conseguiu uma vaga de empacotador a mão. Com deficiência auditiva, ele foi uma das dezenas de pessoas assistidas pelo “Dia D” de inclusão das pessoas com deficiência e reabilitadas do INSS encaminhadas para uma vaga de emprego via Sistema Nacional de Emprego (Sine). A mobilização ocorreu nesta sexta-feira, 25, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP).
“Estou feliz por ter conseguido encaminhamento para um emprego. Louvável a iniciativa do poder público em proporcionar um dia dedicado a nós. Este tipo de ação tem que ser mais constante aqui no Estado do Amapá”, pontuou Jhonatan.
Tieta Samara Solto, de 26 anos, também preencheu uma vaga de auxiliar administrativo. A deficiência auditiva não é obstáculo para que desenvolva as atividades com eficiência. “É tão bom podermos mostrar nosso potencial. Espero que as empresas que se enquadram na lei de quotas sejam sensíveis e passem a contratar sem que haja a necessidade de serem acionadas via judicial”, acrescentou.
O “Dia D” foi uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), e teve apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) e Siac Superfácil.
O governo do Estado esteve presente na ação levando uma série de serviços como expedição de documentos, laudo médico, intermediação de mão de obra, captação de vagas e inscrição para qualificação via Pronatec. Somente por meio do Sine foram captadas 50 vagas, sendo vinte delas de uma empresa de vigilância para PCD (Pessoa com Deficiência).
A coordenação do “Dia D” divulgou os números da ação. Compareceram ao evento 200 pessoas com deficiência, 30 representantes de empresas e 50 servidores e parceiros. O Sine prestou 217 atendimentos, Cerest 30, Siac Superfácil 144, Pronatec 45, totalizando 436 atendimentos. “São iniciativas positivas que sempre terão o apoio do governador Waldez Góes. A equipe do Sine e as demais instituições foram incansáveis em montar toda uma estrutura para recepcionar as pessoas com deficiência. É uma felicidade plena, por exemplo, ver as pessoas saindo da ação com uma carta de encaminhamento para emprego”, disse Marciane do Espírito Santo, secretária de Trabalho e Empreendedorismo.
Deixe seu comentário
Publicidade