Governo do Estado recebe Caravana que celebra 20 anos de Políticas Públicas de Juventude
O encontro acontece nesta sexta-feira, 28, e conta com a participação de jovens, gestores federais, estaduais e municipais

Para celebrar duas décadas de conquistas e avanços nas políticas públicas para os jovens, o Governo do Amapá apoia a Caravana da Juventude, que com uma programação diversificada, iniciou nesta sexta-feira, 28. O momento é marcado por agendas durante todo o dia, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) com apoio da Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, e representa uma forma que comemora, reafirma e fortalece as medidas integradas entre as instituições estaduais e federais, voltadas para a juventude.
O secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso, destacou que além de ampliar, fortalecer e difundir essas políticas, a intenção da Caravana é dar conhecimento ao público, mas sobretudo aos jovens, dos direitos que eles têm garantidos.
“Queremos fortalecer a agenda do Plano Nacional de Juventude, que é uma política prevista na Constituição, e isso se dá por meio da produção via sociedade civil, das conferências, da elaboração técnica desse plano junto a acadêmicos, ativistas e militantes da área da juventude. Celebrar esses 20 anos, significa ainda olhar o que já foi feito e consolidado, o que ainda precisa ser aperfeiçoado. É um momento ímpar e o Amapá tem uma larga história, não é à toa, que tem uma Secretaria de Estado de Juventude muito bem representada com políticas incríveis, que nós levamos para os outros estados como um exemplo de aplicação, como o Amapá Jovem e o Jovem Descolado, uma parceria com o Sebrae, entre outras”, enfatizou o secretário Nacional.
A programação do evento, que conta com a participação de jovens e gestores federais, estaduais e municipais, inclui uma audiência pública para debater a relevância da aprovação do Plano Nacional de Juventude no Congresso Nacional, que foi realizada no período da manhã, feira das políticas para as juventudes, espaço de artesanato e apresentações culturais.
“Esse é um momento muito relevante para política nacional e nós, com muita felicidade, podemos dizer que temos alcançado muitas conquistas. Após 20 anos tendo uma secretaria extraordinária, o Amapá passa a ter uma secretaria de Estado, reformulou o Amapá Jovem, concedeu ao décimo terceiro aumentos significativos, muita qualificação profissional, lançou outros projetos, como o Jovem Motora, e muitos outros que ainda virão. O Estado só tem a comemorar nesse contexto, com a consciência de que ainda tem muito a ser alcançado. Esse momento de mobilização, de construção do plano nacional é fundamental para nós, porque vai refletir no futuro aqui no nosso estado”, afirmou secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno.
O estudante do último ano de engenharia elétrica da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Gabriel de Nazaré, de 22 anos, faz parte do Programa Amapá Jovem, na categoria Protagonista, desde 2024. Ele enfatizou que celebrar essas políticas é essencial porque elas criam uma base para o futuro dentro do Brasil.
Deixe seu comentário
Publicidade