Governo estuda implantar sistema de segurança com uso de câmeras em uniformes de policiais
O sistema tem o objetivo de proporcionar maior transparência nas operações e atividades diárias dos militares e civis.
A tecnologia foi apresentada nesta sexta-feira,13, no auditório da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aos agentes das forças de segurança do estado e à imprensa. O sistema, da empresa Axon, objetiva proporcionar maior transparência nas operações e atividades diárias dos militares e civis.
“Estamos conhecendo o sistema para ver a qualidade na legitimidade da ação policial para que depois nós possamos fazer a implantação”, afirmou o secretário de segurança, coronel Carlos Sousa.
Como funciona?
Capaz de gravar áudio e vídeo, o dispositivo é acoplado aos uniformes dos agentes de segurança. Chamada de câmera retina, ela registra em um nível de luminosidade muito próximo com da visão humana o que garante a transparência da captura das imagens no momento da ação.
A estratégia já é utilizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e pelas principais forças de segurança do mundo em países como Tokio, Paris e Nova York. A proposta é que ainda no mês de agosto os dispositivos sejam colocados em funcionamento pelos profissionais de segurança do Amapá, em caráter experimental.
“Passará por avaliação do conselho estadual de segurança pública para que seja definida a aquisição do sistema”, explicou o secretário de segurança.
O gestor adiantou que a ideia é que, após aprovação, todas as forças se integrem ao sistema: polícia militar, polícia civil, polícia científica e penal para que tenha uma integração. O orçamento para custear o serviço virá do Fundo Estadual de Segurança Pública.
Deixe seu comentário
Publicidade