Cidades

Governo faz varredura vacinal no Oiapoque e abre campanha em Macapá

No município fronteiriço, moradores de sete bairros foram imunizados, totalizando 1.002 residências


 

Douglas Lima
Editor  

 

O Governo do Estado, contando com a presença da Prefeitura de Oiapoque, concluiu no fim de semana, em Oiapoque, uma varredura vacinal contra sarampo e febre amarela, conseguindo visitar, em três dias, 1.002 residências da cidade, e nesta quarta-feira, 16, inicia ampliação da cobertura de imunizantes em escolas públicas e privadas.

 

A gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Solange Sacramento, informou que a busca de casa em casa, em Oiapoque, é em razão da vacinação contra sarampo não ser satisfatória naquele município. “Estamos numa região de fronteira sanitária e portanto é natural que a gente mantenha esse cuidado”, ressaltou Solange.

 

 

A chefa do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde também se referiu à febre amarela, doença que já teve 18 registros de casos, todos trazidos do estado do Pará. Ela argumentou que apesar da febre amarela não ter se manifestado em ninguém no Amapá, é necessário dobrar a atenção com vacinação.

 

Na varredura em Oiapoque, moradores de sete bairros da cidade foram vacinados por agentes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Prefeitura de Oiapoque – Nova União, Florestal, Paraíso, Russo, Nova Esperança e Infraero.

 

 

Campanha

Nesta quarta-feira, 16, o governo do Amapá inicia reforço da Campanha Nacional de Vacinação, em escolas públicas e privadas. As atividades serão abertas, a partir das 8h, na Escola Estadual Professor Carlos Alberto Viana Marques, no Residencial Miracema, zona norte de Macapá.

 

O trabalho é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde em parceria com os municípios. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, reduzir doenças evitadas por meio da vacinação, combater a desinformação e informações incorretas que possam levar à recusa vacinal e conscientizar sobre a importância da imunização.

 

A ação vai ocorrer até 31 de maio como parte do Programa Saúde na Escola, que une esforços dos ministérios da Saúde e da Educação para ampliar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes. Conforme o órgão federal, a meta da campanha é imunizar 90% dos estudantes de até 19 anos.

 

 

Vacinas prioritárias para cada faixa etária:

  • Para estudantes de 9 meses a menores de 5 anos:

Febre-amarela;
Sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral).
Tríplice bacteriana (DTP)

 

  • Para estudantes de 5 anos a menores de 15 anos

Febre-amarela;
Tríplice viral;
DTP;
Meningocócica ACWY;
HPV.

 


Deixe seu comentário


Publicidade