Governo garante registro de nascimento para bebês nascidos no Hospital Mãe Luzia, em Macapá
Documento gratuito é garantido por lei, e pode ser solicitado até 30 dias após o nascimento. Serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h
Para assegurar o direito à identidade, o Governo do Amapá garante a certidão de nascimento para os bebês nascidos no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML). O documento é o primeiro instrumento para o exercício da cidadania e para a garantia dos direitos fundamentais.
Para realizar a emissão, a unidade possui um cartório que foi totalmente requalificado no processo de reforma, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h. O registro pode ser feito pela mãe ou o pai do recém-nascido, sendo entregue no mesmo dia da solicitação.
“Para fazer a solicitação, é preciso que o pai ou a mãe apresentem RG, CPF, comprovante de residência e a declaração de nascido vivo. Caso seja casado, a certidão de casamento, divorciado ou averbação do divórcio. Além disso, nosso grande avanço é que entregamos a certidão em tempo hábil no mesmo dia”, explicou uma das responsáveis pelo atendimento no cartório, Glória Nery.
Um dos beneficiados com o serviço foi o pai Josicleiton Silva, que procurou o cartório na terça-feira, 3, para registrar a filha que nasceu no hospital.
“Com o cartório dentro da maternidade, ficou muito fácil e simples de tirar a certidão de nascimento. Não precisamos mais ir para o centro e pegar toda a burocracia num cartório convencional, e não preciso deixar minha esposa sozinha com a nossa filha para que eu possa fazer o registro”, disse Silva.
Outra pessoa que não teve dificuldades no processo de emissão do documento foi Eula Paola Lima, que há oito dias veio do município de Itaubal para dar à luz ao primeiro filho.
“É muito importante e também mais prático, principalmente pra mim, que moro num município que é um pouco distante da capital, aí a gente já pode sair daqui com o bebê registrado e essa documentação muito importante”, afirmou Eula.
Deixe seu comentário
Publicidade