Governo instala grupo especializado em ações de alta complexidade
Prevê procedimentos e protocolos de ações para o gerenciamento de crises no Amapá
A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) concluiu o projeto que estabelece uma série de procedimentos e protocolos de ações para o gerenciamento de crises do Amapá. O plano prevê, ainda, a formação de um grupo específico para atuar em casos que vão desde assaltos com reféns até desastres naturais.
A proposta final foi formatada na manhã desta terça-feira, 22, durante encontro que reuniu representantes das Polícias Militar (PM), Civil (PC) e Técnico-Científica (Politec), Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, e Inteligência da Sejusp – órgãos que deverão compor uma nova equipe.
A apresentação final do projeto foi feita pelo chefe de gabinete da Sejusp, Petrúcio Alves Santana. Denominado Gabinete de Gerenciamento de Crises (GCrises), o novo grupo será criado para dar prontas-respostas à situações como sequestros, roubos com reféns, distúrbios civis (protestos e manifestações), ocupações ilegais de terras, bloqueios em estradas, ocorrências com explosivos, desastres naturais (como enchentes), além de tumultos, motins e rebeliões no sistema penitenciário.
De acordo com secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, quando estiver instalado, além de prover os recursos necessários para a resolução do problema, o GCrises será o responsável por definir ações e medidas de resposta-imediata, sejam através de intervenções táticas ou de outros procedimentos padrão.
“A intenção é se antecipar e prevenir essas situações. Nem sempre isto vai ser possível, mas já estaremos preparados, pois procedimentos de resoluções pré-estabelecidos”, explicou Calandrini.
O novo gabinete deverá ser implantado por meio de decreto governamental e ficará diretamente vinculado à cúpula da Segurança Pública. “O GCrises vai proporcionar uma ampla integração entre os órgãos de Segurança. Com ações coordenadas. Hoje nós fizemos os ajustes finais na minuta do projeto e agora vamos encaminhar para a avaliação final do Setentrião”, informou o secretário de Segurança Pública.
Deixe seu comentário
Publicidade