Cidades

Governo lança programa “Viva Mulher Amapá” com foco no combate à violência contra a mulher

Iniciativa aconteceu nesta sexta-feira, 13, e busca fortalecer políticas de proteção aos direitos femininos


 

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira,13, no Palácio do Setentrião, em Macapá, o programa “Viva Mulher Amapá”, uma iniciativa que tem como principal objetivo fortalecer as políticas de proteção aos direitos femininos e ampliar a segurança pública no atendimento a casos de violência contra mulheres.

 

Durante o evento, foi realizado o lançamento do Box Lilás, uma cabine de atendimento especializada, projetada para acolher mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. Esse espaço exclusivo será operacionalizado dentro das salas de teleatendimento dos números de emergência 190 e 193, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

 

 

“É uma medida necessária para garantir mais celeridade e sensibilidade no acolhimento das vítimas, assegurando que recebam apoio imediato e adequado. Conseguimos reduzir a taxa de consumação do feminicídio no Amapá em 50%, e desta forma podemos diminuir cada vez mais esses dados”, destacou o secretário de Segurança e Justiça Pública, José Neto.

 

A iniciativa, da Secretaria de Estado de Segurança e Justiça Pública (Sejusp), contará com servidores capacitados, treinados para oferecer suporte eficaz, especializado e humanizado a mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. Segundo a secretaria, o objetivo é proporcionar um acolhimento sensível e ágil, alinhado às necessidades das vítimas.

 

 

“A implementação do Box Lilás reforça nosso compromisso com a proteção e a dignidade das mulheres. Com um atendimento mais humanizado e qualificado, garantimos que elas encontrem acolhimento e segurança quando mais precisam,” reforçou a assessora de projetos de enfrentamento da violência contra a mulher da Sejusp, major Sara Farias.

 

Uma das principais atribuições do Box Lilás, lançado dentro do programa Viva Mulher Amapá, é o encaminhamento das mulheres atendidas para a Rede de Atendimento à Mulher (RAM), gerida pela Secretaria de Estado de Políticas Para Mulheres (SEPM). Essa integração é fundamental para assegurar que as vítimas de violência doméstica e familiar recebam suporte especializado de forma ampla e coordenada.

 

 

 “O Box Lilás é a porta de entrada para um cuidado amplo, que envolve suporte psicológico, jurídico, médico e social. Nossa prioridade é assegurar que essas mulheres recebam todo o atendimento necessário para retomar suas vidas com segurança e dignidade”, afirmou a secretária da SEPM, Adriana Ramos.

 

Durante o evento, foi comemorado o aniversário de dois anos da criação da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Amapá, uma unidade voltada ao acompanhamento e proteção de mulheres em situação de risco ou vulnerabilidade devido à violência doméstica e familiar. Essa patrulha faz parte das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero no Estado e atua em articulação com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

 

 

“A Patrulha vai além de garantir o cumprimento das medidas protetivas. Buscamos salvar vidas, trazer segurança e mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas. Com uma rede fortalecida, podemos enfrentar o ciclo de violência e garantir para as vítimas o recomeço”, destacou a coordenadora da unidade, tenente Waldenice Nogueira.

 


Deixe seu comentário


Publicidade