Cidades

Governo monta protocolo de atendimento e reforça cuidados com a saúde para o Círio de Nazaré 2024

Equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) vão acompanhar trajeto no domingo, 13, com suporte de ambulância para atendimento


 

No próximo domingo, 13, acontece a procissão do Círio de Nazaré 2024, que esse ano deve levar mais de 200 mil fiéis para as ruas e avenidas de Macapá. Para garantir assistência em uma das maiores manifestações religiosas do estado, o Governo do Amapá realiza um protocolo de saúde durante todo o percurso, além de reforçar cuidados para o bem-estar.

 

 

Durante todo o trajeto da procissão, equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) estarão presentes para realizar atendimentos. Em apoio aos profissionais, o Samu também estará com uma ambulância, que vai acompanhar a programação e servirá para transportar pacientes que necessitem de atendimentos mais complexos.

 

Em casos de problemas mais graves, os fiéis serão encaminhados para o Hospital de Emergências (HE) de Macapá. De acordo com o diretor do Samu, Donato Farias, todos os anos a equipe atende ocorrências relacionadas ao forte calor e desidratação. Segundo ele, tomar algumas precauções podem evitar intercorrências de saúde.

 

 

“Estamos em um período de altas temperaturas e calor extremo, então, é imprescindível que os fiéis mantenham uma boa hidratação durante o percurso, bebam bastante água, façam uso de protetor solar e se alimentem bem, pois a falta dessas condições aumenta a chances de desmaios, por exemplo”, pontuou Farias.

 

Confira dicas para aproveitar o Círio de Nazaré com saúde:

  • Esteja atento a sinais de desidratação, como boca seca, tontura e fraqueza;
  • Com o calor intenso, é necessário o uso de protetor solar com fator de proteção adequado à pele para evitar danos, como queimaduras;
  • Lanches nutritivos, como frutas e barras de cereais, ajudam a manter a energia durante o evento;
  • Idosos e pessoas com deficiência exigem um cuidado maior, por isso, a hidratação e atenção com esse público deve ser reforçada;
  • Sintomas como febre, falta de ar ou dor no peito podem indicar a necessidade de intervenção médica. Nessa caso, busque ajuda imediata.

 


Deixe seu comentário


Publicidade