Cidades

Governo não fará mais aporte ao setor elétrico e energia terá

A equipe econômica decidiu que não haverá mais aportes ao setor elétrico, o que resultará em uma alta maior no preço da energia elétrica



 

A equipe econômica decidiu que não haverá mais aportes ao setor elétrico, o que resultará em uma alta maior no preço da energia elétrica. A informação foi confirmada pelo novo secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive.

Até o momento, o orçamento de 2015 trazia uma previsão de um aporte de R$ 9 bilhões ao setor elétrico, o que será revisto. “Não haverá mais aporte do Tesouro Nacional para este setor”, declarou Saintive. Com isso, esse valor será bancado pelo consumidor de energia elétrica com uma alta maior na conta de luz. No final da tarde de segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, já havia informado que o aporte do Tesouro não deveria acontecer.

A ausência do repasse ao setor elétrico tem potencial para gerar um aumento de cerca de 9% nas contas de luz. O total de gastos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) – um fundo do setor por meio do qual são realizadas ações públicas – para 2015, porém, deve superar esse valor.

Com a decisão do governo, as contas de luz dos brasileiros podem sofrer em 2015, ao todo, aumentos ainda superiores aos registrados no ano passado – alguns acima dos 30%.

Custo de produção maior
O custo de produção de eletricidade no país vem aumentando principalmente desde do final de 2012, com a queda acentuada no armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país.


Deixe seu comentário


Publicidade