Cidades

Governo promove ação de prevenção a hepatites para idosos do Abrigo São José

Atividade atendeu cerca de 77 moradores do abrigo. Profissionais que trabalham no local também realizaram testes rápidos e atualização vacinal


 

O Governo do Amapá promoveu uma ação de conscientização e prevenção às hepatites virais para 77 idosos moradores do Abrigo São José, na segunda-feira, 22, em Macapá. Uma equipe multiprofissional do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) realizou vacinação, teste rápido, atendimento à beira-leito e distribuição de kits de higiene bucal.

 

A ação é parte da campanha Julho Amarelo, que busca alertar sobre a importância da prevenção e controle das hepatites virais, frequentemente causadas pelos vírus A, B e C. A doença é silenciosa e a testagem é fundamental para detectar possíveis novos casos, especialmente em idosos, que são considerados vulneráveis, segundo médica infectologista, Natássia Maia.

 

“Além de realizar ações de prevenção, orientação e conscientização, fizemos a testagem, que é a principal forma de se diagnosticar a hepatite, já que a gente sabe que existe um grande número de pessoas que não têm o diagnóstico, e que a doença leva muitos anos para dar sintoma. Os idosos têm muita dificuldade de acesso, a manutenção e a preservação da saúde”, explicou Natássia.

 

Integrado na ação, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) levou orientações aos abrigados, além da distribuição de kits de higiene bucal com escova, creme e fio dental. O centro mantém contato permanente no abrigo com ações de cuidado e saúde bucal.

 

“Trouxemos informações sobre as hepatites e a importância da higiene bucal dos idosos, algumas doenças se manifestam na boca, então manter uma boa higiene bucal é essencial principalmente para os idosos que ficam com o sistema imunológico diminuído e mais suscetíveis a diversos tipos de doenças”, explicou a dentista Diane Moutinho.

 

 

Além da ação no abrigo, o CRDT estará com atendimentos por livre demanda durante todo o mês de julho aos pacientes que quiserem realizar a testagem rápida ou buscar qualquer tipo de atendimento relacionado à patologia. A unidade funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira na Rua Professor Tostes, 2212, no bairro Santa Rita, em Macapá.

 

Neste ano já foram registrados 26 casos da doença no centro. As doenças hepáticas virais são infecções que afetam o fígado, resultando em mudanças leves, moderadas ou severas. Frequentemente são infecções assintomáticas, ou seja, não manifestam sintomas.

 

Prevenção

Entre os métodos de prevenção estão a vacinação, reforço dos cuidados com a higiene pessoal, uso de preservativos ao manter relações sexuais, evitar o compartilhamento de objetos pessoais como agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dentes e outras ferramentas que podem estar contaminadas, testagem e cuidados médicos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade