Governo promove ação de saúde bucal a usuários do Centro de Atenção Psicossocial
Os pacientes foram atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas e tiveram acesso a serviços de média e alta complexidade bucal
O Governo do Amapá promoveu, neste sábado, 6, um dia de atendimento em saúde bucal aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Gentileza). A ação teve o objetivo de fortalecer a assistência e descentralizar os serviços ofertados pelo Estado.
O Centro de Especialidades Odontológicas foi a unidade de referência para a primeira parte da ação, que foi organizada para atender 30 pacientes neste sábado e mais 30 no dia 13 de julho.
“Este é um momento muito importante para esses usuários, que muitas vezes não têm a oportunidade de acessar os serviços que ofertamos no estado”, explicou o coordenador estadual de saúde bucal, Daniel de Moraes. Os pacientes foram atendidos pelos odontólogos da unidade e avaliados para que, em caso de problemas detectados, o tratamento fosse iniciado no momento da consulta, com data de retorno já agendada para mais avaliações com os especialistas.
A gerente de núcleo do Caps Gentileza, Zênia Gomes, afirma que a ação é um mecanismo para integrar completamente o paciente na rede de saúde.
“Nós somos um serviço psicossocial, mas estamos ligados a todos os atendimentos de saúde que a nossa rede oferta. Temos pacientes que possuem vergonha do sorriso e isso impacta diretamente na saúde mental e na autoestima desse usuário. Então, estamos inserindo, aos poucos, para que eles conheçam e utilizem os serviços”, destacou Zênia.
Toda a estrutura do CEO foi dedicada ao atendimento dos usuários do Caps, proporcionando a eles acesso a mais de onze especialidades oferecidas na unidade, como endodontia, prótese dentária, buco maxilo facial, radiologia, periodontia, estomatologia, clínica geral, odontopediatria, ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares e disfunção temporomandibular e dor orofacial.
“É importante que os usuários saibam que estarão amparados pela rede de assistência em saúde. Hoje, a parceria entre o CEO e o Caps é uma extensão de tudo que podemos e temos o dever de oferecer para toda a população do nosso estado”, enfatiza o diretor do CEO, George Araújo.
Deixe seu comentário
Publicidade